Colégio Web

9 anos da separação de Montenegro da Sérvia

Publicidade

A pequena e montanhosa nação de Montenegro, localizada nos Bálcãs, na região sudeste da Europa, é simplesmente um dos menores e mais novos países do continente na atualidade.

Este pequeno país se separou da Sérvia há exatos 9 anos, no dia 3 de junho de 2006, tendo sua independência reconhecida pela comunidade internacional 2 dias depois, no dia 5 de junho.

Portanto, nas próximas linhas, nós vamos procurar entender um pouco mais do que de fato está envolvido nesta separação e também um pouco mais sobre a História deste diminuto país.

O referendo

Sérvia Montenegro

A capital montenegrina, Podgorica, é também a cidade onde se viu uma grande manifestação em favor da separação de Montenegro da Sérvia, e por conta disto, um referendo foi convocado para ser realizado no dia 21 de maio de 2006.

Antes disto, no entanto, como parte do processo de independência, o parlamento de Montenegro, no dia 12 de julho de 2004 acabou por adotar uma bandeira, um dia nacional e um hino para o futuro país, mostrando claramente que não tinha interesse em se manter com parte da Sérvia.

O referendo de maio de 2006 foi convocado para que a população de Montenegro pudesse decidir entre permanecer como parte da Sérvia (Sérvia e Montenegro) ou se tornar uma nação independente.

Pois eis que o resultado final foi de vitória para a proposta de independência, com 55,5% dos votos, o que representou 0,5% acima do limite mínimo exigido pela União Europeia para reconhecer um novo estado.

Pois a declaração da independência de Montenegro em relação à Sérvia acabou sendo emitida no dia 3 de junho, recebendo o reconhecimento necessário da comunidade internacional em 5 de junho de 2006.

9 anos da separação de Montenegro da Sérvia

O jugo

A separação de Montenegro da Sérvia, que neste ano completa 9 anos, é fruto de anos e anos de jugo dos montenegrinos frente aos demais povos que um dia compuseram o Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos.

Durante o século XX, com a criação da Iugoslávia, os montenegrinos sofreram demais, especialmente por serem sempre tratados como minoria.

Com isto, boa parte da população sempre alimentou o desejo de sair do lado dos sérvios e dos outros povos majoritários.

Hoje, o país, 8 anos depois do referendo e do pedido de independência, é muito diferente do que já foi um dia, com uma vida cultural mais efervescente e com maior liberdade de expressão.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados