Colégio Web

3 guerras que marcaram o século XX

Listamos três dos maiores eventos de guerra e disputa armada que pairaram sobre o século XX. Confira todos os detalhes e fique boquiaberto com o cenário!

Publicidade

O século XX foi movimentado por inúmeros acontecimentos de ordem política e econômica que causaram vasta destruição e mobilizaram o mundo todo. Contudo, listamos três dos maiores eventos de guerra e disputa armada que pairaram sobre esse século.

Primeira Guerra Mundial

A guerra ocorreu entre 1914 e 1918, impulsionada por muitos problemas econômicos que rondavam as principais nações da Europa no início do século XX. Além disso, o descontentamento de Alemanha e Itália sobre a patilha das colônias da Ásia e da África foi uma das maiores causas da crise, atrelada ainda as grandes disputas comerciais dos países por mercado consumidor de seus produtos. Contudo, o estopim do conflito foi a morte do príncipe do império austro-húngaro por um jovem sérvio, assim o império declarou guerra à Sérvia. A partir disso, formaram-se duas alianças: a tríplice aliança (Itália, Alemanha e Império Austro-Húngaro) contra tríplice entente (França, Rússia e Reino Unido). Após muito conflito, a guerra teve fim com a entrada dos Estados Unidos, que motivado por acordos comerciais, defendeu e fez vitoriosa a tríplice entente.

World War

Segunda Guerra Mundial

O fim da primeira guerra teve como resultado o Tratado de Versalhes, que trouxe punições e restrições bélicas e industriais aos perdedores. Assim, a continuidade e a insatisfação com todas as questões mal resolvidas na primeira guerra impulsionaram mais de 70 nações a entrarem em guerra novamente, dessa vez de modo muito mais violento e trágico entre dois grandes exércitos: de um lado os aliados e, de outro, o eixo. Deixando rastros de destruição intensa e alcançando os maiores índices de morte de toda a história, a guerra só teve fim quando Alemanha e Itália, impulsionadoras da guerra, renderam-se aos aliados.

Guerra Fria

Guerra Fria

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a União Soviética objetivava espalhar o socialismo para outros países, enquanto os Estados Unidos iam de encontro tentando propagar o capitalismo no mundo. Embora não tenha havido conflitos diretos entre os dois países, eles impulsionaram guerras como a da Coréia e a do Vietnã. Assim, na luta pela propagação do sistema econômico, os Estados Unidos criam um plano de redução de impostos, o qual é aceito pela Alemanha que é então partilhada em oriental e ocidental. Contudo, a parte apoiada pelos EUA ganhou força, enquanto o socialismo foi sendo enfraquecido, com a finalização do conflito dada pela queda do muro de Berlim e a reunificação da Alemanha, além da vitória do capitalismo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados