Colégio Web

Origem do Teatro

Conheça mais sobre o teatro e como ele começou a ser comum no Brasil.

TeatroEm língua portuguesa, o termo teatro vem do latim theatrum, que veio do grego théatron derivado do verbo ver = theaomai, ou seja, théa = vista, visão (no sentido de panorama) + o sufixo [-tron] = instrumento, donde, “lugar onde se vê”.

Publicidade

No Brasil, o teatro nasceu quando passou a ser colônia de Portugal, junto com a catequização dos índios. Os Jesuítas mostraram suas influências na música e no teatro e passaram isso aos índios.

O teatro, por sua vez, foi usado com instrumento pedagógico, onde os padres ensinavam através de peças sua religião. Tudo isso, porque eles observaram que como os índios já tinham uma pré-disposição para a arte, esse meio seria mais fácil para que eles aprendessem.

O responsável pelas peças na época era o Padre Anchieta, ele escreveu autos como “Na festa de São Lourenço“, também conhecido como “Mistério de Jesus“, e o “Auto da Pregação Universal“, escrito entre 1567 e 1570, e representado em várias regiões do Brasil, por vários anos.

Esses autos sempre eram baseados na igreja, no religioso, os personagens eram demônios, anjos, santos, imperadores, passando sempre a mensagem de temor e amor a Deus.

O desenvolvimento do Teatro

Passando o tempo, o teatro foi se desenvolvendo, com a libertação dos escravos na Nigéria, em 1880, a primeira companhia dramática foi fundada a Brazilian Dramatic Company, mas foi somente em 1900 que passou a ser reconhecido como teatro.

Joracy Camargo, vindo do Teatro de Brinquedo, em 1932 estreou sua peça “Deus lhe Pague”, uma comédia representada por Procópio Ferreira. A obra teve um bom resultado, tendo em vista que retratava o sentido vivido na época, ou seja, a grande crise mundial que acabava por gerar uma grande inquietação política.

atores

Em 1933, o teatro brasileiro foi marcado por uma transformação com a peça “O Rei da Vela” deOswald de Andrade. A peça representava o retrato das ideias preconceituosas em relação a cultura e a sociedade brasileira que era bastante presente nesta época. Este mesmo autor também criou as peças “O Homem e o Cavalo” e “A Morta”, com as mesmas ideias.

Já entre 1937 e 1945 (Ditadura) o Teatro passou a ser censurado, e se não fosse pela ideologia populista, talvez ele tivesse sido extinto. A partir dai, surgem as primeiras companhias estáveis do país, com nomes como Procópio Ferreira, Jaime Costa, Odilon de Azevedo entre outros.

A verdadeira transformação do teatro brasileiro ocorreu quando foi desenvolvido o movimento teatral “Batalha da Quimera”, por Renato Viana, Ronald de Carvalho e Heitor Vila-Lobos. Essa foi a primeira vez que no Brasil arriscava-se a fazer um espetáculo adaptado com todos os aspectos, usando elementos como luz, som, planos diversificados e efeitos dramáticos.

Nesta época, ocorria na Europa uma revolução cênica que influenciou o surgimento do “Teatro do Estudante” no Brasil em 1938.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados