Colégio Web

Impulso Nervoso

Publicidade

Impulso nervoso

Você já deve ter se perguntado como alguns seres vivos são capazes de sentir e reagir a estímulos extternos ao corpo. Eles fazem isso através do sistema nervoso.

Espalhados pelo corpo existem uma grande quantidades de células que funcionam como sensores que são capazes de receber estímulos externos e transferí-los para locais específicos do sistema nervoso. Nesses locais, os estímulos recebidos são "compreendidos" e é gerada então uma resposta específica.

Assim, o impulso nervoso é o caminho percorrido pelo “estímulo” ao longo das células nervosas (neurônios).

O sentido do impulso é sempre o mesmo: dendrito corpo celular axônio.

Importante: O impulso nervoso é um impulso elétrico que se origina das alterações nas cargas elétricas das superfícies interna e externa da membrana celular (potencial de ação).

Sinapse

Região especializada na transmissão do impulso nervoso de um neurônio a outro.

Entre a extremidade de um axônio e o dendrito do neurônio seguinte existe um minúsculo espaço denominado “espaço sináptico”.

Neste espaço, são liberadas substâncias químicas (neurotransmissores) que provocam alterações elétricas na membrana plasmática da célula seguinte, propagando assim, o impulso.

Existem sinapses feitas entre o axônio de um neurônio e o próprio músculo que deverá sofrer uma contração (sinapses neuromusculares).

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados