1O uso do rio como espaço de transporte ou navegação sempre existiu nas sociedades mais remotas. Nas nações mais desenvolvidas, as redes de transporte terrestre já eram bastante explorada, mas a hidrovia manteve-se como importante espaço para o transporte humano ou de cargas. Dessa maneira, a hidrovia de uma nação desenvolvida moderna faz com que o nível de eficiência aumente. A embarcação fluvial fica mais evoluída, para que seja um elemento de atração a mais, como é o caso daquela embarcação movida a vapor, mas eu depois passou a funcionar a partir do óleo diesel enquanto combustível. Assim, notou-se uma elevação na velocidade. Um ponto positivo desse tipo de transporte é o custo reduzido. Daí porque os transportes ferroviários não serem substituídos pelas hidrovias. A exceção vem para regiões impróprias ao transporte hidroviário.

Economia

A principal motivação da hidrovia é a redução dos recursos. Poluir menos é outra forma de intensificar o uso desse tipo de transporte que até mesmo auxilia as regiões em que as rodovias estão prejudicadas ou impossíveis de serem transitadas. Não se pode contentar apenas com a instalação da hidrovia, mas com outros fatores relacionados a boa instalação. É o caso da região topográfica. Não pode apresentar irregularidades, pois o espaço plano é o mais adequado. Quando há acidentes no relevo, a hidrovia não pode ser construída.

Hoje, até mesmo nas regiões de planalto já se navega por hidrovias. Entretanto, se exige algumas tecnologias até atingir tal condição. Para que os espaços fluviais se desenvolvam de forma eficaz é importante que os aspectos naturais sejam analisados de forma exaustiva. Um rio com vazante ou período de cheia, por exemplo, pode interferir no volume de água e automaticamente interferir nas questões de navegação.

Navegação Fluvial

Na Amazônia, os rios que são tradicionalmente utilizados como hidrovias são: Amazonas, Madeira, Araguaia, Guaporé e Tocantins. O Rio Araguaia apresenta cerca de 1.162 km navegáveis, entre São João do Araguaia e Beleza.  O Rio Tocantins apresenta aproximadamente 1.900 km navegáveis, partindo de belém (PA), até Peixe (GO). Porém, essa navegação só é considerada útil, em qualquer época do ano, de Miracema do Norte (GO) para jusante. Para que o Rio São Francisco seja navegável durante todo o ano, é necessário que a jusante da Pirapora (MG) regularize o seu escoamento, construindo reservatórios.