Colégio Web

As tradicionais bacias hidrográficas do Brasil

Publicidade

3. As tradicionais bacias hidrográficas do Brasil: 

Segundo o IBGE, até o ano de 2000 as bacias hidrográficas do Brasil eram: 

Bacia Amazônica 

Constituída pelo rio amazonas e seus afluentes, a Bacia Amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo, abrangendo quase todo o norte brasileiro, além de terras da região Centro-Oeste e de outros países como, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Venezuela. 

O Rio Amazonas é o maior rio do mundo, detendo o maior volume de água. Possui aproximadamente 6.868 km de extensão. Sua nascente está localizada na Cordilheira dos Andes, no Peru, com o nome de Vilcanota. Em seu percurso pelo Peru recebe também o nome de Marañon, e a partir de seu ingresso no Brasil é chamado de Solimões até o encontro com o rio Negro, onde passa a ser chamado de Amazonas, até a foz. Como recebe água dos dois hemisférios, o rio possui um regime bastante complexo e cheias regulares. É bastante largo, podendo chegar até 10 km em alguns trechos. 

O Rio Amazonas é considerado um rio de planície, pois banha a planície do rio Amazonas no Brasil. Também na região brasileira é praticamente todo navegável, pois apresenta uma declividade pouco acentuada, descendo apenas 80m. 

Os maiores e mais importantes afluentes do Amazonas são: Javari, Juruá, Purus, Madeira, Tapajós e Xingu, pela margem direita; Japurá, Negro, Trombetas e Jari, pela margem esquerda. 

A extensa rede fluvial tem grande importância econômica e social para a população do Norte brasileiro. Importantes cidades amazônicas estão localizadas às margens do rio, que favorece o transporte, a alimentação, a comunicação desse povo. 

Bacia Tocantins-Araguaia 

Esta bacia pertence somente ao Brasil, sendo considerada a maior bacia brasileira. É constituída pelos rios que nascem na Região Centro-Oeste, especialmente o rio Tocantins, que nasce em Goiás. 

Os principais afluentes da Bacia Tocantins-Araguaia são os rios do Sono, Palma e Melo Alves, que estão situados na margem direita do rio Araguaia, que tem sua nascente na serra das Araras, em Mato Grosso

Bacia do Rio Paraná 

Está localizada na porção central do Planalto Meridional. O principal rio é o Paraná que é considerado um rio de planalto, por isso freqüentemente ocorrem desníveis em seu leito. 

Os principais afluentes do rio Paraná no Brasil são: Tietê, Paranapanema, e Iguaçu. 

O rio Paraná apresenta um regime que está sujeito ás chuvas, as cheias ocorrem de dezembro à março, e as vazantes de junho à setembro. 

Bacia do Rio Paraguai 

Corresponde a uma área de 345.701 km2, tendo como seu principal rio o Paraguai, que é considerado um rio de planície com aproximadamente 2.000 km de extensão. A planície tem um desnível pouco acentuado, e em conseqüência disso a rede hidrográfica apresenta uma séria complicação no escoamento durante o verão, período na qual as chuvas são predominantes, causando grandes inundações na região. 

Os principais afluentes deste rio estão na margem direita, são eles: Pilcomayo e Bermejo.

Bacia do Rio Uruguai
 
A afluência dos rios Canoas, em Santa Catarina e Pelotas, no Rio Grande do Sul forma a bacia do Uruguai, que ocupa uma área de 178.235 km2.
 
O Rio Uruguai é o mais importante, porém é pouco utilizado no transporte e na geração de energia, servindo de fronteira entre o Brasil e a Argentina, e entre a Argentina e o Uruguai. Seus afluentes pela margem esquerda são: Ijuí, Piratini e Ibicuí; e pela margem direita podemos encontrar os rios Xapecó e Paperiguaçu. 

Bacia do Rio São Francisco 

Está localizada na parte centro-oriental do Planalto Brasileiro, abrangendo uma área de 631.133 km2; é uma bacia totalmente brasileira. O Rio São Francisco é o principal com uma extensão de 4.133 km. Seus afluentes pela margem direita são: Paraopeba, das Velhas e Verde Grande; e pela esquerda são: Indaiá, Abaeté, Paracatu, Carinhanha e Grande. 

Podemos destacar como as mais importantes hidrelétricas do São Francisco: Três Marias, Sobradinho, Paulo Afonso e Luís Gonzaga (Itaparica e Xingó). 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados