Colégio Web

Guerra de Tróia

Publicidade

A Guerra de Tróia iniciou-se entre 1.500 e 1.200 a.C. quando as Deusas Hera, Afrodite e Atena discutiam quem era a mais bela. Decidiram então fazer um concurso de beleza e chamaram Páris de Tróia para ser o juiz.

Todas o subornaram, dariam coisas enormes em troca de ser a mais bela, mas Afrodite acabou ganhando, por lhe oferecer a mulher mais bonita de todo o mundo. Helena era essa mulher, esposa de Menelau, rei de Esparta.
Afrodite sabia onde Helena estava e levou Páris até lá, onde foi muito bem recebido, pois os laços entre anfitrião e convidados em fortes, tanto que Menelau deixou que Páris ficasse em sua casa partiu para Creta.

Ao voltar Menelau viu que Helena tinha desaparecido e pediu a toda Grécia para procurarem sua mulher, após o exército formado, partiram em mil navios que desembarcam na praia perto a Tróia e iniciam um cerco que durariam 10 anos e custaria a vida de muitos.

Após muitas batalhas, em uma manhã, os Troianos viram que todos invasores tinham desaparecido, quando foram à porta se depararam com um enorme cavalo de madeira chamado de “Cavalo de Tróia”, descobriram uma inscrição de dedicação do cavalo a deusa Atena. Com muita cautela verificaram todo o cavalo e acabaram acreditando que fosse apenas uma oferenda a deusa e decidiram levar para dentro da cidade, o cavalo ficaria como uma recordação da sua vitória sobre os Gregos.

A noite festejaram em Tróia ao redor do cavalo de madeira, após meia-noite quando todos adormeceram uma porta escondida na barriga do cavalo abriu-se em silêncio, cinqüenta gregos saltaram para fora, alguns foram as portas e outros ao palácio real. Quem teve a idéia do cavalo de madeira foi Ulisses e estava satisfeito com o resultado.

Pela manhã os Troianos honravam o cavalo e a armada grega estava escondida em uma ilha próxima, assim que anoiteceu os Gregos voltaram com cuidado, e quando os soldados que estavam dentro da cidade tinham morto os guardas adormecidos, o exército juntou-se na planície e foi a última batalha.

Helena que causou os 10 anos de guerra e a morte de vários heróis, foi recuperada por seu marido e se reconciliou com ele.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados