Colégio Web

Guerra de Independência do Chile

Publicidade

A Guerra de Independência do Chile teve início em torno dos anos 1818. Foi um movimento liderado por Bernardo O’Higgins, que conseguiu livrar o país do domínio dos espanhóis, mas colocou-o no poder do imperialismo inglês.
O Parlamento Chileno, era o único jeito para que os conservadores segurassem poder. 

O imperialismo norte-americano tinha predomínio sobre a economia do país. E com o crescimento das atividades urbanas, a sociedade foi transformada em um grande aglomerado de proletariados. 

Com o crescimento das atividades urbanas, a sociedade foi transformada. E novos partidos foram criados. Após a Segunda Guerra Mundial, é possível perceber que de um lado estavam as forças populares unidas com a classe média e de outro as elites do campo e da cidade apoiadas no capital estrangeiro e pela Igreja Católica. 

Novas organizações foram criadas pensando nas condições econômicas do país. Em 1964, o governo do PDC lançou um projeto firmado em empréstimos externos. Porém, este projeto não alegrou a sociedade, pela falta de fundamentos nas atitudes tomados por Eduardo Frei. Mas este partido foi dividido em duas facções, que apoiava organizações de esquerda, que em 1970 foram eleitos, e o socialista Salvador assume o poder. 

Em 1973, Allende é morto pelos militares chilenos e Augusto Pinochet foi o seu sucessor, governando de forma ditatorial.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados