Colégio Web

Guerra Boshin

1Guerra civil travada entre 1868 a 1869 no Japão, com a ação de Xogunato Tokugawa e os defensores do retorno do Imperador Meiji. Quando do período da abolição do xogunato (ou shogun, o mesmo que um título militar que o imperador confere a alguém) houve uma declaração do imperador. Ele queria mais de dois séculos de comando por parte da corte imperial. Organizações militares se estruturaram e Tokugawa Yoshinobu (um xogum) passou a defender o controle da corte do império japonês.

Publicidade

A pequena facção do império deu lugar à modernização e muitas batalhas, com rendição do governo de Edo, Yoshinobu. Tokugawa chegou ao poder, mas seguiu para o norte de Honsu e em seguida Hokkaido, com declaração de nova republica. Foram destruídos na Batalha de Hakodate, tirando as últimas chances de xogunato e passando o Japão a ser imperial.

Mais de 120 mil homens fizeram parte desse conflito, com um número de mortos absurdo. A facção imperial saiu vitoriosa da guerra e quis expulsar todos os estrangeiros do Japão, além de modernizar os Tratados Desiguais com os poderes ocidentais. Seguidores de Tokugawa não foram punidos e com o apoio de xoguns ganharam espaço no novo governo.

Alguns elementos desse conflito foram para o cinema em 2003, com a película chamada “ O Último Samurai”.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados