Colégio Web

A Guerra de Secessão

Publicidade

Foi um conflito armado entre os habitantes do sul e do norte dos EUA, que ocorreu entre 1861 a 1865. No processo de crescimento territorial norte americano, os moradores do sul e do norte entravam em confronto. 

Na história de povoamento de território norte americano, o norte tinha um desenvolvimento maior, pois estava concentrado nessa região um grande volume de indústrias, cidades, instituições etc., enquanto no sul a economia continuava voltada para a agricultura. 

Com isso a elite não muito desenvolvida economicamente, não tinha direito a sugestões e opiniões nas decisões nacionais, já que os do norte detinham um maior poder político e tomavam as decisões de acordo com os interesses da sua região que era baseada na indústria e não na agricultura. As discussões eram diferentes de acordo com a atividade econômica praticada no sul e no norte. 

Com as eleições no ano de 1860, o candidato eleito Abraão Lincoln, foi ao encontro do interesse do norte, pois defendia a abolição e o incremento industrial no norte. Indignados com a vitória de Lincoln, a Carolina do Sul resolveu se separar da federação e esse exemplo foi seguido por mais estados. 

Neste conflito morreram 620 mil pessoas e o norte mostrou sua superioridade militar, econômica e política. No ano de 1862 o presidente decretou a abolição após muitas derrotas, os sulistas se renderam em 1865.
Nesse período uma perseguição racista contra os negros aconteceu, os sulistas criaram associações racistas que faziam perseguições e matavam os negros. 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados