Colégio Web

A Guerra Civil da Argélia

Publicidade

A Guerra Civil da Argélia ocorreu de 1º de novembro de 1954 até meados de 1962. O conflito aconteceu entre dois partidos revolucionários, o FLN (Frente de Libertação Nacional) e o MNA (Movimento Nacional Argelino). Ambos queriam conquistar a independência do país. 

Os dois partidos queriam a proclamação de independência do país, mas havia uma discordância entre os intransigentes da Argélia francesa e os seguidores da política desenvolvida pelo General De Gaullle.

Desta forma, eclodiram-se duas guerras, uma guerra colonial entre a França e o povo argelino, e uma guerra civil entre os simpatizantes argelino-franceses e seus opositores argelinos pró-independência, e se transformou, numa guerra civil entre os intransigentes da Argélia francesa e os seguidores da política desenvolvida pelo General De Gaullle.

A guerra entre a França e o FNL, foi uma guerra sangrenta, brutal e racista, além de torturas por parte do lado francês. 

O partido FLN venceu o MNA e depois de muitos conflitos a França teve que reconhecer a independência da Argélia, e em 5 de julho de 1962, foi proclamada a republica de Argélia.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados