Colégio Web

O que são Grupos Sangüíneos

Publicidade

Sistema ABO

 É o sistema que classifica o sangue humano em quatro tipos: A, B, AB e O. Este sistema foi descoberto em 1900, pelo austríaco Landsteiner.

genética do ABO – É um caso de alelos múltiplos em que atuam três genes: Ia, Ib e i. A relação de dominância é: IA = IB, IA > i e IB > i.

A determinação ocorre da seguinte maneira:

1. As hemácias humanas podem apresentar substâncias químicas denominadas aglutinógenos ou aglutinogênios, que podem ser de dois tipos A e B.

2. Hemácias que apresentarem o aglutinógeno A em suas membranas serão classificadas como sendo do “tipo A”; hemácias com aglutinógeno B serão classificadas como “tipo B”; quando possuírem os dois aglutinógenos ao mesmo tempo serão classificadas como “tipo AB”, e se não possuírem nenhum dos dois, serão chamadas de “tipo O”.

Por que algumas transfusões causam problemas?

A resposta é simples. No plasma sanguineo (parte líquida), existem substâncias dissolvidas denominadas aglutininas (que agem como “anticorpos”) especializadas na destruição por aglutinação de hemácias que, por acaso, apresentem aglutinógenos estranhos a este organismo.

As aglutininas podem ser: Anti-A (especializada em “destruir” hemácias tipo A) e Anti-B (especializada em destruir hemácias tipo B).

Assim, para que uma transfusão ocorra sem problemas devemos ter:

As hemácias (aglutinógenos) do doador devem ser aceitas pelo plasma (aglutininas) do receptor.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados