Colégio Web

Portugal e o ciclo oriental de navegações

Publicidade

Portugal e o ciclo oriental de navegações.

O ciclo Oriental de navegações se apresenta, com duas características diferentes, a primeira foi o pioneirismo, e a segunda foi à liderança iniciada por Portugal que fez parte da expansão mercantil.
O ciclo oriental não é nada mais que um conjunto de expedições marítimas, usado para tentar chegar ao oriente, rumo ao sul – oriental. É importante lembramos que o pioneirismo é considerado um conjunto de grandes fatores, como por exemplo, a centralização política que no final resultou na formação de uma monarquia mais “antecipada”.

As navegações e as conquistas portuguesas:

Os portugueses iniciaram sua expedição dando início ao que chamamos de ciclo oriental, promovendo o devassamento no litoral africano.
Suas conquistas começam em 1415 com o Celta.
No ano de 1434, Gil Eanes (navegador), conseguiu alcançar o Cabo Bojador, localizado à frente das Ilhas das Canárias. Já no ano de 1445, os portugueses alcançaram a região do Cabo Branco, lugar onde foi fundada a feitoria de Arquim.
No ano de 1488 Bartolomeu dias alcançou o Cabo da Boa Esperança, fazendo com que o contorno do litoral Atlântico da África, se completasse. No ano de 1498 Vasco da Gama passou pelo Oceano Indico, conseguindo assim alcançar Calicute, localizado na Índia. 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados