Colégio Web

O descobrimento do Brasil

Publicidade

6. O descobrimento do Brasil.

Uma expedição com 13 caravelas comandada por Pedro Álvares Cabral que tinha como objetivo chegar à índia, desviou o seu caminho e no dia 22 de abril de 1.500 chegou ao Brasil. No local, habitavam diferentes tribos indígenas. 

De início, Cabral chamou as terras de Monte Pascoal, mas antes de partir para a Índia, resolveu mudar o nome para Ilha de Vera Cruz, pois acreditava que aquela região era uma imensa ilha.

Depois da descoberta outras expedições vieram para o local, e depois de muitas explorações no local foi descoberto que a região não era apenas uma ilha, mas sim um continente. Sendo assim, passou a se chamar Terras de Santa Cruz.
Em 1511, foi descoberto o pau-brasil, uma árvore que poderia trazer muitas riquezas, e foi desta árvore tão prestável que surgiu o nome Brasil.

Documentos históricos do descobrimento: 

Alguns documentos históricos fizeram parte do descobrimento do Brasil, vejamos: 

• Relatório do Mestre João: esse relatório foi escrito por um médico da época (um físico) considerado cosmográfo, lembrando que esse documento foi considerado um documento não-oficial.

• Relatório do Piloto Anônimo: não se sabe quem ao certo escreveu esse relatório, só se sabe que foi um dos pilotos da esquadra, e também foi considerado um documento não oficial.

• A carta de Pero Vaz de Caminha: nesta carta havia informações a respeito do descobrimento do Brasil. Ela foi levada para Portugal através de Gaspar de Lemos. Ela foi encontrada na Torre do Tombo, localizada em Lisboa, após ter desaparecido no começo do século XIX. Sua primeira publicação ocorreu na Corografia Brasílica do padre Aires do Casal no ano de 1817. 

• A carta de D. Manuel I: essa carta foi escrita para informar aos reis da Espanha a chegada de Cabral para a terra que descobriu, lembrando que ela foi escrita no ano de 150.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados