Colégio Web

O atraso da Inglaterra, França, Holanda nas navegações

Publicidade

5. O atraso da Inglaterra, França e Holanda nas navegações.

Ocorreu o atraso da Inglaterra, França e Holanda nas navegações devido à alguns fatores, como por exemplo, a inexistência de uma monarquia centralizada, que fosse aliada aos interesses das burguesias nacionais e às resistências feudais.

Inglaterra:

O motivo pelo qual a Inglaterra obteve um atraso nas navegações, foi pelo motivo da Inglaterra ter sofrido um grande desgaste por causa da guerra dos cem anos, e também pelas conseqüências sofridas por causa da Guerra das Duas rosas. A Inglaterra só poderia iniciar assim sua jornada a partir do reinado de Henrique VII. 

França:

O motivo pelo qual a França obteve um atraso nas navegações foi devido à centralização monárquica que era complicado pela nobreza.
Em 1534 Jacques Cartier chegou ao rio São Lourenço e fundou a colônia de Nova França.

Holanda:

Os holandeses eram totalmente dominados pela Espanha, onde possuíam uma tradição mercantil muito sólida. O aparecimento das Províncias Unidas dos Países baixos do Norte, no ano de 1581, foi o “resultado” da independência da Holanda. Com isso surgiram as Companhias de comércio das Índias Orientais e Ocidentais, onde é importante lembrar, que elas foram responsáveis por toda a penetração no bloco colonial ibérico. 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados