Colégio Web

A partilha das terras descobertas

Publicidade

3. A partilha das terras descobertas

Para podermos falar sobre a partilha das terras descobertas, é importante sabemos que houve uma disputa entre Portugal e Espanha por causa das terras descobertas. Com isso foi criado alguns Tratados de partilha. Por volta de 1480, foi criado o Tratado de Toledo, onde Portugal dava à Espanha as Ilhas Canárias, localizada na Costa da África, onde com isso teria em troca o monopólio do comércio e navegação do litoral africano, localizado no sul da linha do Equador. 

Com a descoberta da América, por Cristóvão Colombo, fez com que a rivalidade entre Portugal e Espanha aumentasse, criando assim outro Tratado.

A partilha das descobertas estabelecia uma linha imaginária e foi de 100 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde, sendo que a Espanha ficaria com a porção ocidental e Portugal com a porção oriental, isso causou um protesto do rei de Portugal D João II.
A partir da reação portuguesa, foi criado no ano de 1494, o Tratado de Tordesilhas, fazendo com que a linha imaginária passasse para 370 léguas, localizada a oeste das ilhas do Cabo Verde, e com isso toda a porção ocidental faria parte da Espanha, deixando assim a parte oriental para Portugal, fazendo com que as terras do Brasil passassem a fazer parte de Portugal.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados