Colégio Web

A América pré-colombiana

Publicidade

7. A América pré-colombiana 

A América pré-colombiana foi um período histórico da América que ocorreu antes da chegada dos europeus nesse continente.
 
É importante sabermos que esses povos que habitavam o continente americano, antes da chegada dos portugueses, chamados de ameríndios, apresentavam diversos graus de desenvolvimento cultural e material, que em sentido antropológico, podem ser classificados em três estágios:

Paleolítico: Viviam das caças, agricultura, coleta vegetal e pesca, eram encontrados na Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil.

Neolítico: Viviam da agricultura, e apresentavam uma organização econômica, política e social regular, eram encontrados na América Central, na América do Sul e principalmente em toda da América do Sul.

Civilização: Uma sociedade com alguns aspectos mais avançados, como o modo de produção. São encontrados na Guatemala, Equador, Peru, Bolívia, Nicarágua e México.

As grandes civilizações ameríndias:

As civilizações encontradas pelos europeus na chegada a América, foram os Maias, os Astecas e os Incas. Estas civilizações possuíam formas de organização política, econômica, social e religiosa bem avançada. 

Politicamente: Eles possuíam um Império Teocrático, onde o imperador possuía um caráter divino. 

religião: seus deuses eram ligados à natureza. Tinha mais destaques o Sol, a Lua e os Animais. Lembrando que devida a isso, a religião era considerada politeísta. 

Sociedade: existiam governantes e suas famílias, sacerdotes, e uma elite militar. Lembrando que a sociedade era considerada estamental. 

Economia: baseada na agricultura cultivava milho, algodão, batata, feijão e cacau.

Os Maias:

A mais antiga das civilizações pré-colombianas, é a civilização maia, mesmo ao tendo alcançado o nível imperial e urbano dos incas e astecas. Existem dois períodos que se destacam dentro das civilizações mais, que é o Novo Império e o Antigo Império. O Novo Império pega parte setentrional da península de Yucatán. Já o Antigo Império, passa por Honduras e pelo sul do México, lembrando que seu centro se localiza no norte da Guatemala. 

Chamada de cultura mesoamericana ou pré-colombiana, a Civilização Maia. Essa civilização começou a edificar suas moradias há mais de 3000 anos.

Construíram as cidades de Tikal, Palenque, Copán e Calakmul, anos mais tarde construíram pirâmides, eram como nômades (viviam de um lugar para o outro), muito de sua cultura vêm de influência de outros lugares, como a Guatemala entre outras. Suas pirâmides serviam como centros religiosos, nessas pirâmides continham três pedras que mostravam quem eram os reis da época, e toda a sua vida e a de sua família, eram encontrados também os chamados hieroglíficos. 

Quando chegaram as Américas, por causa de guerras ou queimadas que tinham degradado o solo e por isso não cultivavam mais a agricultura (naquela região), e feito sua economia declinar. Era um povo bastante próspero e criativo porque desenvolveram o primeiro calendário, que eram gravados no alto das pirâmides construídas por eles mesmos. Suas pirâmides eram representadas como calendário, suas escadas de 91 degraus somada pelos 4 lados da pirâmide dava 364 (dias), conheciam muito os astros.

Os maias eram governados por um superior chamado de halch uinic, esses superiores eram divididos os sacerdotes e chefes. 

Os Incas:

Ou os Filhos do Sol como podem ser chamados também, por afirmarem que o sol era o antepassado dos seus governantes. Eles conseguiram dominar um território que passava pela Bolívia, pelo Peru, parte do chile, norte da Argentina e Equador. 

Os Incas fundaram a cidade que era chamada de Cuzco, viveram em certa região chamada de Cordilheira dos Andes que atualmente é a América do Sul. Em 1532 os espanhóis os dominaram. A população Ínca, tinha como integrantes, os nobres (chefes, militares, governantes, juízes e sacerdotes). 

O imperador dos Incas era tido como um deus. Os impostos pagos ao rei, através de trabalhos em locais públicos, como a arquitetura. Sua principal fonte de economia e desenvolvimento era a agricultura, como o feijão, o milho e a batata. Seu deus era chamado de Sol, mas não somente cultuavam ao deus Sol, mas também aos animais em que alguns eram considerados sagrados como o Condor e o Jaguar.

Usavam um sistema de contagem que era chamado de quipo, que tinha as cordas coloridas e elas eram usadas para a conta, mesmo com a matemática, os Incas não desenvolveram a escrita.

Os Astecas:

Os astecas, inicialmente localizavam-se no noroeste do México, mais precisamente em Aztlán, de onde se origina a autodenominação asteca.
Eram guerreiros, que atuavam na região que atualmente se localiza no México. Um chefe do exército era quem comandava a sociedade. Também como os Incas trabalhavam em obras, como: estradas, pirâmides e etc. 

Com as invasões espanhola.. Em 1519, o império foi todo destruído, e tomaram conta de toda a extensão, fazendo assim com que os Astecas se tornassem seus escravos. 

Tinham também como economia a agricultura, como o milho, a pimenta, tomate, o cacau, usavam também a confecção de tecidos, o artesanato. Sua ortografia era através de desenhos e símbolos.

Matavam as pessoas como oferendas aos seus deuses, pois acreditavam que só assim os deuses ficariam mais calmos e mais felizes.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados