Colégio Web

Zona térmica no planeta Terra

zonastermicas22O planeta Terra possui um formato geoide. O que isso quer dizer? Geo vem de geográfico? Não necessariamente. O termo geoide está relacionado ao formato achatado dos polos na área terrestre. É por conta disso que se afirma que a Terra é uma quase esfera. Ela se aproxima da perfeição da esfera.

Publicidade

Esse traço permite que a Terra não receba os raios do Sol de forma uniforme, entre a área norte-sul. Os especialistas explicam que quanto mais próximo o indivíduo estiver da Linha do Equador (em uma latitude baixa, por assim dizer), maior vai ser a intensidade do raio solar. Nesse caso, a incidência solar ocorrerá no formato perpendicular. Os raios solares ficarão exatamente sobre o chão em tais áreas. De outro modo, quanto mais próximo você estiver do polo do planeta, ainda menor vai ser a intensidade do raio solar.

Esses aspectos, somados a outros elementos e fatores – como por exemplo o equinócio e o solstício – vão resultar na formação de uma série de faixas climáticas que ficarão sobre o planeta. A faixa climática vai ser maior em uma determinada área que possua latitude aproximada de 0º. Entretanto, vai ser menor numa área polar em que a latitude esteja variando entre 90º e -90º.

Principais faixas climáticas da Terra

Compreendendo esse processo, a ciência dividiu e classificou algumas faixas climáticas na Terra. A saber: zonal glacial, zona temperada e zona intertropical. Vamos conhecer um pouco sobre cada uma delas e suas principais características.

Glaciais: as zonas glaciais estão divididas em ártica e antártica. Também conhecidas como zonas polares. Vão possuir as mais baixas temperaturas da Terra. Na verdade, tais zonas passarão por esse processo em função da não tão frequente incidência de raios solares.

É por conta do solstício, por exemplo, que ocorre em parte do ano, no período da noite, que também se contribui ainda mais para a redução da temperatura. A zona glacial vai abranger toda a região situada ao norte do Círculo Polar Ártico. Mas ainda vai estar presente no Círculo Polar Antártico.

1769646_635013982695761250-1Temperadas: conhecida como zona temperada norte e sul, trata-se da região em que mais se percebe cada característica das estações do ano. É onde se observa de forma clara o que há de peculiar no inverno, verão, primavera e outono.

E qual a influência do solstício para essa zona? Ela vai receber mais iluminação pelo período de um semestre e muito menos até o final do ano. É uma equilibrada alternância de calor e frio. As faixas climáticas que abrangem essa zona estão bem localizadas na região dos círculos polares e trópicos.

Intertropicais: é conhecida como zona equatorial a faixa climática que vai apresentar a maior média de temperatura, onde há mais incidência de calor, onde efetivamente se observa processos de insolação. A Floresta Amazônica, em função de estar em tal área, será um espaço de muito calor, médias bem elevadas de evaporação e temperatura.

E então, passou a entender como o formato da Terra implica em formas diferentes para sentirmos a influência do Sol?

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados