Colégio Web

Você sabe qual é a idade do Planeta Terra?

Publicidade

Que o nosso planeta é muito antigo todo mundo sabe. Afinal de contas, antes dos humanos habitarem a Terra, dinossauros e outras criaturas que hoje parecem saídas de filmes ficção científica já tomaram conta de todo o planeta, mas que por acasos do destino acabaram sendo extintos para sempre.

Porém, você já parou para pensar sobre quantos anos realmente o planeta Terra tem? Provavelmente a resposta é não. E é exatamente para esclarecer essa dúvida que reunimos aqui uma série de informações que vão contar para você não só a idade do planeta Terra, como vai também mostrar um pouco de como os cientistas conseguem medir isso, afinal de contas, nenhum humano estava lá para saber quando ela surgiu.

A idade da Terra

Planeta Terra Idade

A idade exata do planeta não pode ser medida, isso porque a medição que é realizada pelos cientistas não é exatamente precisa e possui uma margem de erro de datação que fica em torno dos 10%.

Levando isso em consideração, de acordo com grande parte dos cientistas que são responsáveis por estudar o passado geológico do planeta Terra, o nosso planeta possui aproximadamente 4,5 bilhões de anos. Um número impressionante não é mesmo?

A data de nascimento da Terra já foi recalculada inúmeras vezes no decorrer da história, isso porque, a cada nova evidência que era encontrada por uma série de cientistas e a cada nova técnica mais moderna que surgia, novas medições eram feitas. E a cada medição realizada o que se percebia é que a Terra era muito mais antiga do que até então se imaginava.

Hoje o método que é utilizado para medir a idade do nosso planeta é a datação de átomos de Urânio, que se transformam em átomos de chumbo, consequentemente liberando radiação. Com esse processo, depois de um período conhecido como meia-vida, esse urânio se reduz pela metade.

Idade Planeta Terra

Assim, calculando a quantidade de urânio que resta nas rochas mais antigas da Terra é possível descobrir a idade do planeta, levando em consideração, é claro, a margem de erro de 10% que foi mencionada mais acima.

Com isso podemos perceber que a história da humanidade é ínfima quando comparada com a história da Terra. E é exatamente por isso que a história de ambos costuma ser dividida de maneira diferente, a primeira é tratada pelo tempo histórico e a segunda pelo tempo geológico.

Para efeito de comparação, caso toda a história da Terra tivesse 24 horas, os primeiros Homo Sapiens – o homem – teriam surgido apenas às 23 horas, 59 minutos e 57 segundos. Ou seja, teria uma história de apenas 3 segundos em toda a história da Terra.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados