Colégio Web

Você conhece o Nepal?

Publicidade

No último sábado, dia 25 de abril de 2015, o mundo se chocou com a notícia de que uma série de terremotos atingiu o Nepal e alguns outros países asiáticos, causando muitos estragos e gerando, até o momento, um número de mortos superior a 4 mil pessoas.

Portanto, com base em toda esta mídia gerada em torno do ocorrido, que colocou o Nepal nas manchetes, nós vamos contar um pouco mais sobre este exótico país, que recebe todos os anos, um número considerável de turistas de todos os cantos do mundo, inclusive brasileiros.

Nepal

Localizado na região do Himalaia, o Nepal faz fronteira pelo norte com a China, e pelo sul com a Índia, sendo um país que não possui saída para o mar.

A maior montanha do mundo, o Monte Everest, que tem 8.848 metros de altura, está localizado no Nepal, e é um dos principais pontos turísticos do país, sendo o destino predileto de milhares de turistas todos os anos.

Alpinistas do mundo todo viajam para o Nepal em busca dos desafios de escalar o Everest e outras montanhas importantes que estão localizadas no país asiático.

A capital do país é Catmandu, que conta com mais de 1 milhão de habitantes e que foi fundada no longínquo ano de 723 pelas mãos do povo neuari.

A cidade conta com uma série de construções antigas e exóticas que também são consideradas como alguns dos principais pontos turísticos do Nepal, atraindo uma grande quantidade de turistas também.

Além de Catmandu, o Nepal também tem outras cidades importantes, como Pokhara e Lumbini, sendo que esta última é a cidade onde nasceu ninguém menos do que Sidarta Gautama, o famoso Buda.

Um país pobre

Apesar de toda a riqueza cultural do país, a verdade é que o Nepal, em termos econômicos, é uma nação pobre, com uma grande densidade demográfica (uma das maiores do continente) e com poucos recursos.

90% da mão de obra nepalesa está empregada na agricultura, o que dá a medida de como o país está atrasado em termos industriais, por exemplo.

Outra característica marcante do Nepal é a sua peculiar bandeira, que é a única do mundo na atualidade que não apresenta a tradicional forma quadrilátera.

Por conta do terremoto que devastou o país, o Nepal agora tem recebido uma grande quantidade de ajuda de países vizinhos, e também de países de outros continentes, como os Estados Unidos, por exemplo. A esperança é se reerguer o mais rápido possível.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados