Colégio Web

Você conhece Comores?

Publicidade

União das Comores é o nome oficial do conjunto de três ilhas vulcânicas localizadas no continente africano, mais precisamente entre Moçambique e o extremo norte de Madagascar, no Oceano Índico. As ilhas que fazem parte do arquipélago são: Ngazidja ou Grande Comore, onde está a capital Moroni, Mwali e Nzwani. Bem próxima, ao sudeste, está a ilha de Mayotte, de posse francesa (hoje, base do departamento ultramarino do país).

História

Comores

Pode-se dizer que as primeiras civilizações a explorarem o arquipélago foram os persas e os árabes. No entanto, as ilhas começaram a ser povoadas por volta dos séculos V e VI d.C., por povos vindos da África, Madagascar e das Arábias.

Há relatos de que os primeiros Europeus que chegaram à região foram os Portugueses, no século XVI, e foi neste mesmo século que as ilhas apareceram no mapa mundi. Até o século XIX, a maioria dos estrangeiros era Árabe.

Em 1843, a França oficializou a posse de Mayotte e, em 1886, as outras três ilhas também ficaram sob sua proteção. No ano de 1961, o arquipélago ganhou autonomia interna e, em 1974, a maior parte dos habitantes votou pela independência da região, exceto Mayotte, que continua sob comando francês. Em 6 de julho do ano seguinte, as ilhas se tornaram independentes. Desde então, inúmeros golpes de Estado já aconteceram por lá. Cerca de metade da população vive abaixo da linha de pobreza.

Economia

Os moradores de Comores vivem da agricultura (mais de 80% da população e 40% do PIB), da pesca e de exportações, sndo o segundo maior produtor mundial de essência da planta ylang ylang (utilizada na fabricação de perfume) e também de baunilha, depois de Madagascar. Turismo, construção e atividades comerciais completam o PIB da região, que depende da parceria com outros países.

Como Res

Perfil

  • Religião: islamismo
  • População: aproximadamente 767 mil habitantes.
  • Com862 km² (excluindo a ilha contestada de Mayotte). É o terceiro menor país africano em área territorial.
  • Idiomas: Shikomor – língua oficial comorense, árabe e francês.
  • Forma de governo: república (um presidente e três vices)
  • Clima: há duas estações predominantes, a mais fria e seca, que ocorre entre maio e outubro, e a mais quente e úmida, que vai de novembro a abril.
  • Moeda: Franco Comorense.

Culinária

A culinária de Comores tem influência do Leste da África, do Sul Asiático, da Indonésia e também da França. Baunilha, coentro, noz-moscada e outras especiarias são muito usadas na cozinha, assim como peixe fresco e carneiro.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados