Colégio Web

Você conhece as Ilhas Marshall?

Publicidade

Ilhas Marshall, ou República das Ilhas Marshall, está localizada na Oceania e sua capital é Majuro. Possui área de 181,4 km2 e população de, em média, 60 mil habitantes.

Por ser um pequeno país, o passado destas ilhas é bastante conturbado, com grande sequência de disputas por seu território.

História das Ilhas Marshall

Ilhas Marshall Ilhas

Segundo a história, tudo começou com os exploradores espanhóis. Um em especial, Alonso de Salazar, que avistou a ilha ao longe e mapeou-a, mas não se aproximou dela. Ela permaneceu constando nos mapas de navegação por muito tempo sem, no entanto, ser visitada, pelo menos não oficialmente.

No ano de 1788 chega à ilha o navegador inglês John Marshall, que deu seu nome a ela, mas não tomou nenhum tipo de liderança. Somente em 1885 uma companhia alemã aportou por lá. Logo depois a Nova Guiné Alemã a tornou um protetorado, explorando as suas riquezas.

As Ilhas Marshall faziam parte do império Alemão na Primeira Guerra Mundial, mas foi conquistada pelo Japão que as administrou com intenções de aumentar seu território. Na Segunda Guerra Mundial, em 1944, o Japão perdeu essa concessão na batalha de Taraka, onde os Estados Unidos invadiram as ilhas e as tomaram.

Por causa desta disputa entre japoneses e americanos as Ilhas Marshall sofreram danos colossais, quase arruinando todo o seu território, e prejudicando os nativos grandemente. Houve, nesta época, grande escassez de alimento e pobreza alastrada. Sob o domínio americano, as ilhas sofreram também com os testes nucleares do Pacífico que se estenderam até a década de 1960. Por isso houve um verdadeiro desastre humano com as radiações, causando muitas doenças, infectando o solo, deixando-o totalmente impróprio para a agricultura. Muitos saíram da ilha neste tempo, deixando-a quase inabitada.

Ilhas Marshall

A República das Ilhas Marshall foi estabelecida em 1979 com um Tratado de Livre Associação com o governo dos Estados Unidos. Desde então, este pequeno país tem se levantado buscando crescimento e prosperidade.

Atualmente são 13 municipalidades, com população de 95% de micronésios e 5% de polinésios. Falam o idioma marshallês e inglês. Seus habitantes são 95% cristãos. Possui economia de US$ 153 milhões.

O país conta ainda com 29 atóis e 5 ilhas que estão agrupadas na seção oriental, chamada de grupo Ratak, ou nascer do sol, e na seção ocidental, chamada de Ralik, ou pôr do sol. A maioria vive na capital Majuro e na cidade de Ebeye.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados