Colégio Web

Ventos – Detalhes e tipos

Existem diversos tipos de vento, e cada um com suas características peculiares. Confira todos os detalhes e entenda a diferença de cada um deles!

Publicidade

Os ventos atuam em diferentes velocidades, e por esse motivo existem vários tipos. O vento pode também ser prejudicial ao homem e à plantação. Vamos entender por que isso ocorre e quais são os tipos de vento!

Tipos de vento

Vento

Brisa

A brisa é um vento fraco e muito agradável ao ser humano e aos seres vivos. Ela pode ocorrer por efeitos do mar ou da terra. A que vem do mar para a terra chamamos de brisa marítima e ocorre durante o dia. O calor do sol aquece a terra muito mais rápido do que a água, portanto o vento quente da terra aquecido é mais leve e sobe enquanto que o ar frio que vem do mar ocupa esse vazio. A brisa terrestre ocorre durante a noite e seu processo é o inverso, ou seja, é o deslocamento do ar da terra para o mar.

Ventos alísios

Os ventos alísios são ventos mais amenos, que atuam de formas constantes e regulares. O homem adora esse tipo de vento para usar na navegação, em esportes como windsurf, asa delta, e as crianças adoram empinar pipa com um bom vento soprando.

Ciclone

O ciclone é o vento que alcança a velocidade superior a 100 quilômetros por hora. Geralmente, os ciclones estão acompanhados por chuvas e formam correntes em espiral. Quando passa vai destruindo o que encontra pela frente.

Furações ou tufões

Os furações ou tufões são ventos fortíssimos que ultrapassam a velocidade de 200 quilômetros por hora. Eles são formados a partir da evaporação da água para a atmosfera. Quando evapora, é em grande quantidade, e geralmente, ocorrem próximas de oceanos, mares com águas em temperaturas quentes e com pouco vento. Os furacões ocasionam grandes tempestades se forem nas grandes águas. Eles são ventos violentos e que se formam em forma de grandes redemoinhos. Por onde passam a destruição é certa. Cidades inteiras ficam arrasadas, árvores são derrubadas e casas, destruídas. Nada permanece no lugar e o clima é de pânico.

      Furacão

O ar também produz trabalho!

O ar pode movimentar os barcos a vela e os moinhos de vento. Eles se movimentam graças a ação do vento. Com a sua força, o barco a vela se movimenta ajudando pescadores ou pequenos agricultores que não possuem outra forma de transporte; e serve também para o transporte se pessoas.  Por meio da força do vento, o homem também enchem as bombas de água através dos moinhos de vento.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados