Colégio Web

Vaticano: o menor país do Mundo

Publicidade

É no Vaticano que se concentra a sede da Igreja Católica, e, além disso, é o local da residência oficial do Papa. E ainda, podemos dizer também que esse país é o menor do mundo! Neste texto, você vai conferir tudo sobre a região, tamanho, demografia e muitos outros dados importantes e fundamentais que caracterizam esse belo lugar. Confira tudo isso e muito mais agora mesmo!

Informações sobre o Vaticano

Vaticano menor país do Mundo

Localizado na zona norte da cidade de Roma, o país se localiza na capital da Itália e seu nome é uma verdadeira referência a uma das sete colinas da cidade. Sua população é composta basicamente pelos próprios membros da Igreja Católica e também da seleta guarda suíça. Porém, o país também costuma receber milhares de turistas diariamente e a cada ano aumenta mais e mais o número de pessoas que desejam conhecer a região.

Sendo assim, o principal atrativo para esses visitantes são as cenas do Velho Testamento, pintados por Michelangelo no teto da Capela Sistina. Esse é um dos pontos turísticos mais visitados do país, onde por dia passam milhares e milhares de pessoas de toda parte do mundo em busca de realizar o sonho de conhecer bem de perto a grande obra desse gênio.

Muitas pessoas  têm curiosidades de saber como é que o Vaticano foi constituído, e por isso vamos a um breve resumo desse belo país.

Bem, o território que compreende o Vaticano foi doado por Pepino, o rei dos francos em 756 d.C., para a Igreja Católica. Todavia, o Estado do Vaticano somente foi oficialmente constituído por meio do Tratado de Latrão, que teve a sua devida assinatura em 11 de fevereiro de 1929, ano que ocorria a crise econômica em muitos países.

Vaticano o menor país do Mundo

Sendo assim, o ditador italiano Benito Mussolini e também o papa Pio XI assinaram o Tratado de Latrão e o de Concordata para que finalmente o país pudesse ser verdadeiramente constituído perante a lei. Foi a partir daí que o Vaticano passou a ser tão conhecido e ganhar a fama por ser o local da fé e do catolicismo, já que foi devido ao Tratado de Concordata que tornou o catolicismo a religião oficial da Itália. Daí em diante, até os dias de hoje, o Vaticano é o local onde se reúnem muitos fieis em busca da fé e do encontro com a religião.

Depois da criação oficial do Estado do Vaticano, ao todo sete papas já passaram pelo Trono de São Pedro, e, atualmente, o chefe de Estado do Vaticano é o Papa argentino Francisco, do qual o seu nome original é Jorge Mario Bergoglio. Papa é uma palavra carinhosa para o significado de “pai”  , onde também se constitui o nome de “papado”, que é uma das instituições mais antigas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados