Colégio Web

Tuvalu: um pedaço do paraíso

Publicidade

Imagine um lugar com águas límpidas e cristalinas, água de coco saborosa, em plena calmaria, totalmente desligado da correria moderna, onde tudo que há para curtir: sombra e água fresca. Em um cantinho do mundo existe um paraíso assim: Tuvalu, um estado da Polinésia, que faz parte de um conjunto de ilhas do Oceano Pacífico.

Tuvalu é composto por nove ilhas, fica a quatro mil quilômetros da Nova Zelândia, tem como capital a cidade de Funafuti e uma população de apenas 12 mil habitantes. A calmaria é tamanha que, para se ter uma ideia, até o estado de Roraima, o menos populoso do Brasil, conta com mais de 400 mil habitantes.

Em Tuvalu, regida pelo sistema político de monarquia, há duas línguas oficiais: o inglês e o tuvaluano. A população, que usufrui de um PIB de 14 milhões de dólares australianos, vive da pesca e de produções artesanais. Não há acesso à internet e a nenhum recurso moderno.

Atrações de Tuvalu

Tuvalu

#1 Mergulhos encantadores

As ilhas em Tuvalu são cheias de recifes de corais e outras atrações marítimas. Os mergulhadores têm uma extensão de cerca de 33 quilômetros para explorar. É possível tirar fotos do mergulho, depois sair da água e caminhar pela praia, fazer piquenique, saboreando frutas e comidas típicas da região. Os hotéis dispõem de equipamentos de mergulho para aluguel e os funcionários sabem informar os melhores lugares a serem explorados.

#2 Curtir passeios em iates ou bicicletas

Para percorrer as nove ilhas de Tuvalu, há excursões em iates. Neles, além das maravilhosas vistas, é possível pescar, nadar e descansar. Quem prefere uma atividade mais radical, pode optar por conhecer as ilhas montado em uma bike. Nas ilhas é comum encontra-las a preços acessíveis para aluguel.

Tuva Lu

#3 Cultura, dança local e esportes

Em Tuvalu, é possível visitar clubes noturnos para conferir espetáculos de dança local. Em hotéis e restaurantes sempre há informações das novas atrações. O futebol também é popular nas ilhas, por isso é possível acompanhar alguns campeonatos ao longo do ano.

#4 Atrações históricas

Durante a 2ª Guerra Mundial, as tropas americanas que tinham a missão de atacar inimigos situados em Kiribati fizeram de Tuvalu sua base naval. É possível ver e fotografar uma carcaça de navio que está próxima de uma aldeia do estado, além de destroços de avião jogados pelo matagal das ilhas. A pequena ilha de Tepuka abriga um Bunker subterrâneo em excelente estado de conservação.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados