Colégio Web

Tundra – Clima, vegetação e fauna

Publicidade

Hoje, vamos aprender sobre uma vegetação encontrada em países do hemisfério norte. Comentaremos sobre a tundra. Vamos observar aspectos interessantes dessa vegetação tão diferente. Aliás, quais são os animais que sobrevivem as baixas temperaturas? E como sobrevivem? Confira!

O que é Tundra?

A tundra é um tipo de vegetação rasteira existente no Hemisfério Norte. Ela é encontrada em regiões onde o solo permanece congelado praticamente o ano inteiro. Os dias são de longa duração e as temperaturas são baixas. Durante alguns meses, o solo descongela e então surge a vegetação de musgos, liquens e plantas baixas.

A tundra predomina no extremo norte do Canadá, do Alasca, da Rússia, da Noruega e da na ilha da Groelândia.

Existem três tipos de tundra: tundra ártica, tundra alpina e tundra antártica.

Tundra

Clima

A vegetação tundra apresenta em seu maior período de tempo, temperaturas muito baixas em que a média chega a 8°C. O solo praticamente permanece congelado a maior parte do tempo com ventos fortes e muita umidade. Os verões possuem a duração de apenas dois meses e a temperatura não passa dos 12°. O solo encharca, além de ser muito úmido. O gelo inicia o processo de descongelamento formando pequenos pântanos.

Vegetação

A vegetação é formada por liquens (seres vivos constituídos da simbiose entre fungos e algas), musgos (plantas muito pequenas que se fixam em troncos e rochas formando um tapete verde), gramíneas (são plantas também conhecidas como capim, gramas ou relvas, e possuem folhas pontiagudas) e arbustos devido às condições de temperatura serem muito baixas impedindo-as de crescer. O subsolo é muito gelado e por esse motivo as plantas como as árvores não conseguem fixar suas raízes para o seu crescimento e desenvolvimento. Sendo assim, geralmente não existem árvores nesse tipo de vegetação. Toda a vegetação cresce de forma lenta e junto ao solo, protegendo-as assim dos ventos fortes.

Fauna

Urso Polar

Os animais que vivem nessa vegetação são os que resistem ao frio e possuem camadas de gordura sobre a pele para a resistência, além de uma quantidade de longos pelos espessos que os protege. Alguns desses animais são os ursos-polares, que hibernam por quase todo inverno. Alguns animais típicos da região são os lobos árticos e as raposas árticas, os bois almiscarados, as renas, a coruja-das-neves, o cisne da tundra, a perdiz das neves e a lebre ártica.

Algumas aves e mamíferos utilizam essa vegetação apenas no verão, migrando para outras localidades no inverno. É praticamente ausente a existência de répteis e anfíbios devido à baixa temperatura.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados