Colégio Web

Tipos de poluição comuns no século XXI

Publicidade

Quando falamos em poluição, automaticamente pensamos na fumaça que sai dos carros e das fábricas ou mesmo no lixo que vemos jogados nas ruas e nos rios da cidade, principalmente nas grandes metrópoles.

Porém, a verdade é que existem diversos tipos de poluição que vão muito além da poluição do ar e que são o resultado de todo o processo que o mundo passou no século 21. E é exatamente para que você conheça todos esses tipos de poluição e consiga evitar eles pelo menos um pouco durante a sua vida diária.

Poluição atmosférica

Essa sem dúvida é a mais conhecida entre todos os tipos de poluição. Isso porque ela envolve a poluição do ar como um todo, que é gerada principalmente pela emissão de gases poluentes tóxicos na atmosfera pelas chaminés das fábricas e pelos escapamentos dos carros.

Tipos de poluição comuns século XXI

Hoje o principal causador desse tipo de poluição é a queima de combustíveis fósseis, como o petróleo e os seus derivados.

Poluição sonora

Esse tipo de poluição é mais comum dentro de grandes metrópoles e grandes centros urbanos. Isso porque nesses locais costuma ter sempre um barulho excessivo, principalmente durante o trânsito.

Esse tipo de poluição causa uma série de danos à saúde, isso porque segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde – o volume máximo que é saudável para os ouvidos humanos é de 65 decibéis, frequentemente ultrapassados no ambiente da cidade.

Poluição visual

Assim como a poluição sonora, a poluição visual também está concentrada em metrópoles e centros urbanos. Ela é causada pelo excesso de publicidade, seja ela em cartazes, em outdoors, em placas ou qualquer outro tipo de sinal visual que ficam espalhados nos centros urbanos.

Tipos de poluição comuns no século XXI

Apesar de não ser agressiva, a poluição visual é capaz de intensificar ou gerar o estresse, além de tornar o ambiente menos confortável para a ocupação humana. Cidades como São Paulo já tomaram medidas para melhorar a poluição visual, com a Lei Cidade Limpa, que baniu praticamente toda a publicidade visual da cidade.

Poluição das águas

Infelizmente, a poluição das águas é algo que frequentemente cresce dentro do mundo moderno. Ela é caracterizada pela degradação dos recursos hídricos de determinado local, que resulta na poluição de lagos, rios, córregos, mares e oceanos.

Uma das causas frequentes da poluição de oceanos é o derramamento de petróleo. Esse tipo de poluição é extremamente prejudicial porque não só mata a fauna local, como também causa uma série de problemas para o mundo, como a falta de recursos hídricos, que causa inclusive a falta do abastecimento de água nas cidades ao redor do mundo, o que tem se tornado um problema cada vez maior.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados