Colégio Web

Rússia é considerada europeia ou asiática?

Publicidade

A Rússia, também chamada de Federação Rússia ou Federação da Rússia, é o país que possui a maior extensão territorial do mundo – são 17.075.400 km ².  Devido a todo esse tamanho, suas dimensões ficam situadas ao leste europeu – a maior parte – e ao norte da Ásia. Por isso, é muito comum ouvir que ela faz pare da Eurásia, já que está dividida entre os dois continentes.

Em termos de população, o país aparece na lista como o nono mais povoado, contando com 142 milhões de habitantes. Seu clima pode ser dividido em quatro partes: ártico, subártico, temperado e subtropical. Em boa parte do território é temperado e não sofre influência do mar. Contudo, é reconhecido pelo inverno rigoroso que atingem o extremo norte, devido ao clima subpolar, com temperaturas de até – 40º.

A capital da Rússia é Moscou, a cidade mais desenvolvida e populosa com relação as demais do país. É o centro político, cultural, econômico e científico da Rússia, possuindo, de acordo com dados de 2010, 11, 5 milhões de habitantes.

O russo é o idioma principal do seu país, no entanto, existem aproximadamente 100 dialetos espalhados por todo o país. Cada localidade, no entanto, possui direito assegurado pela Constituição de possuir uma segunda língua oficial.

Rússia

Economia

Por mais de 70 anos a Rússia viveu sob regime socialista, sistema econômico que defende a igualdade dentro da sociedade, sem distinção de classes ou distribuição de renda. Atualmente, é regida pelo capitalismo e 9ª colocada no ranking mundial.

Política

A política da Rússia é dividida em três poderes: Jurídico, Legislativo e Executivo. Presidido por Vladmir Putin, presidente do país pela terceira vez – já que eu primeiro mandado foi em 2000 e durou até 2008 -, Putin ficará no comando da Rússia até 2018. O tempo de duração de um presidente no cargo é de 6 anos.

Há um fato a respeito da política russa: de acordo com relatório de dezembro de 2014, um a cada três integrantes do governo russo é corrupto. Isso significa que aproximadamente 30% dos funcionários do governo cometem atos ilícitos.

Mapa Rússia

Religião

Há quatro vertentes religiosas e dominantes na Rússia: cristianismo, islamismo, budismo e o judaísmo, porém a predominância se dá ao ortodoxo russo, com aproximadamente 110 milhões de fiéis, o que corresponde a 95% da população.

Ciência

A Rússia foi a primeira a lançar um homem ao espaço. No ano de 1961, a nave Vostok 1 deu uma volta completa por toda a órbita terrestre. Esse fato se deu no período da corrida espacial, período em que o país disputavam poder com os Estados Unidos, o famoso período da Guerra Fria.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados