Colégio Web

As ruas e endereços

Saiba como são formados os endereços de cada rua

Publicidade

Quando passamos por qualquer rua, desde as mais agitadas ou as super pacíficas, sempre haveremos de encontrar um nome para aquela região. Na maioria das vezes, observamos nomes de personalidades ou figuras que apresentaram importante contribuição para o local. No caso das ruas com nomes de personalidades, trata-se de uma homenagem feita pelo poder público àquele indivíduo.

Em qualquer cidade é possível observar a presença de edifícios comerciais, praças, avenidas, condomínios residenciais, parques, quadras poliesportivas e uma série de outros “pontos”.

Tanto as ruas quanto os “pontos” são catalogados em formato de endereços. Nada é igual no mundo das nomenclaturas dos locais. Assim, facilitamos a vida dos entregadores de correspondências, como também nos apresentamos fisicamente ao comprarmos qualquer objeto ou serviço que necessita da comprovação de que posteriormente estaremos “naquele” local.

Por outro lado, se estamos procurando algum tipo de serviço ou algum local para resolver determinado tipo de pendência, também precisamos saber onde ele fica localizado, qual o seu endereço.

E como surgiu essa ideia de endereços? Como surgiram os endereços próprios para cada cidadão ou empresa?

Como são formados os endereços

Para deixar tudo mais simples e fácil foi organizada uma forma unificada na definição dos endereços. Nesse caso, um endereço é formado a partir de um nome de rua, alameda ou avenida. Se houver, também deve ser informado o número do lote. Em seguida, o número do prédio, da casa ou da instituição comercial. Se for um prédio, já se estabelece os números dos apartamentos. Por fim, são solicitados os nomes dos bairros e o CEP (Código de Endereçamento Postal).

Endereços residenciais

Ruas, avenidas e alamedas formam as cidadesAs ruas são consideradas como espaços públicos. Nesse sentido, ela é de todos. O governo de qualquer região apenas a administra. Sendo assim, todo cidadão e cidadã tem o direito de ir e vir. É justamente por isso que uma rua é formada por uma calçada, sempre nos dois lados. Com elas, os pedestres conseguem utilizar a rua como um serviço realizado para a própria população.

Agora, imagine uma cidade como São Paulo. Quantas ruas existem nessa enorme e populosa cidade? Com o objetivo de facilitar do ponto de vista espacial, as ruas foram separadas a partir de bairros.

Há bairros que são praticamente todo formado por residências. Em outros, há uma mistura de residências e espaços comerciais, lojas e centros de consumo. Há também os bairros e ruas que são estritamente comerciais.

Avenidas

Diferentes ruas formam um bairro

E as avenidas, o que são? São aquelas ruas maiores, de grande importância para uma cidade, com maior movimento e locais mais “badalados”. Por esse motivo, também são mais largas e bem mais compridas.

Outra rua diferenciada é a chamada alameda, que são os espaços mais arborizados, com praças, locais para relaxamento e diferentes tipos de árvores. Em algumas alamedas, há também a presença de lagos. Nesse locais, geralmente, há muita concentração.

E você, já sabe o seu endereço completo? Quais as principais ruas de sua cidade? Existem alamedas ou avenidas em sua cidade?

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados