Colégio Web

Ridge A: o ponto mais frio da Terra

Publicidade

O outono mal chega e o brasileiro já começa a se agasalhar como se estivesse se preparando para o inverno europeu. Isso porque o clima de nosso país tropical é muito quente praticamente o ano inteiro, tornando qualquer queda de temperatura abaixo de 24°C um verdadeiro inverno.

Mas já parou para imaginar como seria estar em um lugar cuja temperatura média é de 70 graus negativos? Assim é o clima de Ridge A – ou Cordilheira A, em português – o lugar que é considerado o ponto mais frio de todo o planeta Terra.

Ficou curioso para saber mais? Continue lendo e confira!

Um lugar inexplorado

Cordilheira A

O lugar mais frio da Terra é repleto de mistérios e de particularidades. Isso porque até pouco tempo atrás ele era um lugar onde o homem jamais havis pisado. Parece história de ficção, não é mesmo?

O ponto em questão fica localizado a 4 mil metros de altitude e está localizado a 600 quilômetros do Polo Sul. Com uma temperatura média de 70 graus negativos, o lugar é considerado o ponto mais frio de toda a Terra, tomando o lugar do lago Vostok, na Antártida, que chegou a registrar até 90 graus negativos e até então era considerado o ponto mais frio do mundo.

O lugar é completamente inóspito para a vida, mas é um prato cheio para a ciência. Isso porque suas condições meteorológicas são perfeitas para o estudo e desenvolvimento da astronomia, tudo por causa do céu absurdamente limpo e da baixa umidade do ar.

Hoje existe no lugar um observatório que é conhecido como PLATO-R, que é uma plataforma automatizada que é autossuficiente. Isso significa que ele é operado e executado sem nenhuma interferência humana, principalmente visto que o mais próximo que uma pessoa conseguiu ficar do local foi 928 quilômetros de distância.

Para se ter uma ideia das condições favoráveis para estudo do local, as imagens do cosmo tiradas de lá podem e costumam ser até três vezes mais precisas do que as tiradas de qualquer outro lugar da Terra, podendo ser comparadas com fotografias tiradas direto do espaço.

Ridge A

Um lugar onde todos os elementos naturais se combinam de maneira promissora, a região mais fria de todo o planeta Terra é um prato cheio para os astrônomos e uma oportunidade de estudo que até então era impensada por cientistas locais.

Afinal de contas, a região é o ponto mais perto do céu que podemos estar sem precisar sair do planeta. Uma fonte inesgotável de pesquisa e uma região que um dia pode verdadeiramente revolucionar o estudo de Astronomia que temos hoje.

Afinal de contas, não é todo dia que se encontra um lugar que pode registrar até mesmo 100 graus negativos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados