Colégio Web

Regiões de São Paulo

Publicidade

A cidade de São Paulo é simplesmente a maior cidade do Brasil, da América do Sul e uma das 5 maiores cidades do mundo na atualidade, e só por este motivo, já mereceria toda a atenção de quem deseja conhecer um pouco mais do que ela tem a oferecer.

Mas a verdade é que São Paulo é tão grande que cada uma de suas regiões internas pode ser uma espécie de “cidade dentro da cidade”. Portanto, nós vamos conhecer cada uma delas melhor neste artigo, para que você possa diferenciá-las.

Zona Sul

Com população de mais de 2 milhões de pessoas, a Zona Sul de São Paulo é maior do que muitas capitais brasileiras, sendo a região onde se encontram alguns dos bairros mais tradicionais da cidade, como a Vila Mariana, o Ipiranga, o Jabaquara e Santo Amaro.

Regiões de São Paulo

Dentre os principais pontos turísticos da região, podemos destacar o Museu do Ipiranga, que é o local onde se encontram objetos dos mais importantes para a História da formação do Brasil como nação.

Zona Norte

Com mais de 2 milhões e 100 mil habitantes, a Zona Norte também é maior do que muitas cidades importantes do Brasil, e apresenta bairros importantes e famosos, como o Tucuruvi, Santana, Casa Verde, Vila Maria, Jaçanã e a Vila Guilherme.

O maior parque da cidade, o Parque Anhanguera está localizado dentro da Zona Norte de São Paulo, que apresenta algumas das áreas verdes mais imponentes e marcantes da metrópole.

Zona Oeste

Com apenas 888 mil habitantes, a Zona Oeste de São Paulo é a que tem menor densidade demográfica em comparação com as outras regiões, e também é a que tem moradores com maior poder aquisitivo, com renda média por habitante superior aos 2.100 reais.

Nesta região de São Paulo há bairros famosos, como as Perdizes, a Barra Funda, a Vila Leopoldina, o Alto da Lapa, o Alto de Pinheiros e a badalada Vila Madalena, famosa pelos bares e pela vida noturna.

Zona Leste

Regiões São Paulo

A mais populosa de São Paulo, a Zona Leste apresenta um total superior a 4 milhões de pessoas morando em seus bairros, que são divididos em Zona Leste 1, Zona Leste 2 e Zona Leste 3.

Na Zona Leste há alguns bairros tradicionais, como a Mooca, a Vila Prudente, o Tatuapé, o Jardim Anália Franco, São Miguel Paulista e a Penha, entre outros.

Centro

Também chamado de Zona Central de São Paulo, é nesta região que se encontra o conhecido Centro Velho da cidade, com locais como a Praça da Sé, o Vale do Anhangabaú e a Praça da República.

Os bairros que compõem esta região incluem a Bela Vista (Bixiga), o Bom Retiro e o Cambuci, entre outros.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados