Colégio Web

Recursos renováveis de origem vegetal

Os recursos renováveis são aqueles que retiramos da natureza sem prejuízo, pois eles pode ser repostos. Conheça 7 recursos bastante famosos abaixo!

Publicidade

Por todo o território brasileiro temos uma imensa quantidade de recursos renováveis de origem vegetal. Antes de mencionar alguns desses recursos vamos esclarecer o eles seriam!

Os recursos renováveis são aqueles que retiramos da natureza sem prejuízo, pois eles pode ser repostos. Dessa forma, todo o recurso retirado deve ser reposto ao meio ambiente em que foi retirado, para que surjam novos recursos a serem utilizados.

7 Recursos renováveis de origem vegetal

Babaçu

Babaçu

O babaçu é um tipo de palmeira que é cultivada na região do Maranhão e do Piauí. Do babaçu retiramos vários produtos como o óleo comestível, o óleo para a fabricação de sabão, as fibras, o palmito, o carvão e a lenha.

Carnaúba

Também é um tipo de palmeira utilizada para a extração de um tipo de cera extraída de suas folhas. Essa cera serve para a fabricação de velas, pastas para polimento, ceras de assoalho, e graxas de sapato. Com suas folhas, podemos ainda fazer abanos, chapéus e vassouras.

Sisal

É uma planta cultivada na região da Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. É utilizado para a fabricação de vários produtos artesanais como tapetes, bolsas, chapéus e cordas.

Borracha

A borracha natural ainda é bastante usada, embora já tenhamos a possibilidade de fabricar a borracha artificialmente. Ela é extraída das árvores seringueira, do caucho e da balata encontradas na região Amazônica.

Latex

O processo manual da extração da borracha é realizado fazendo um corte no tronco da árvore que escorre lentamente o látex para um recipiente preso ao tronco. Após esse processo, ele recebe tratamento químico para a fabricação de pneus, borracha escolar, saltos de sapato, entre outros produtos.

Madeira

A madeira é a riqueza de nossas florestas que tem sido explorada de forma catastrófica pelo homem, que desmata o meio ambiente sem replantar novas mudas de árvores. Nas florestas brasileiras ainda encontramos as chamadas “madeiras de lei” ou “madeiras nobres” como o ipê e o jacarandá que são vendidas a preço de ouro para a fabricação de móveis, portas e janelas.

Cacau

O Brasil é um dos principais produtores de cacau do mundo. Nossos chocolates são exportados para diversos países. Com o cacau produzimos, além do chocolate, produtos medicinais e cosméticos. A Bahia é o principal estado produtor, seguida do Espírito Santo, Rondônia e Pará.

Café

Também é o principal produto de exportação do Brasil. Quem não aprecia um bom café?

Além desses vegetais, no Brasil, temos muitos outros, o que mostra o potencial do Brasil em relação aos recursos naturais renováveis. Entre outras mil és tu, Brasil, ó pátria amada!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados