Colégio Web

Recursos naturais – Renováveis e não renováveis

Os recursos naturais são todos os elementos da natureza, como a luz solar, a água, o solo e os vegetais. Existem os renováveis e não renováveis. Entenda!

Publicidade

Você já parou para pensar que a natureza nos oferta tantas maravilhas e que o homem não sabe ao menos aproveitá-las de forma correta e com sabedoria? Vamos entender melhor sobre esses recursos!

O que são recursos naturais?

Os recursos naturais são todos os elementos da natureza, como a luz solar, a água, o solo, os minérios, o ar, os animais, os vegetais, e que são utilizados pelo homem com a finalidade de desenvolver as mais variadas atividades. Os recursos naturais dividem-se em: os recursos renováveis e os não renováveis.

Recursos naturais não renováveis

Recursos naturais não renováveis

Os recursos naturais não renováveis são aqueles que uma vez retirados do ambiente, não podem ser recolocados pelo homem. Como por exemplo: o petróleo, os minerais (carvão de pedra, xisto, ferro, manganês, cobre, pedras preciosas), a matéria prima do vidro (sílica, soda caustica e cal), entre outros.

Como o próprio nome já menciona esses recursos não se renovam e devem ser retirados da natureza com sabedoria, ou seja, de forma planejada, assim teremos nossas reservas de recursos não renováveis por um período maior de tempo.

Recursos naturais renováveis

Recursos naturais renováveis

Os recursos naturais são aqueles que podem ser recolocados na natureza. Assim, como quando o homem retira da natureza os vegetais para sua alimentação, deve plantar novos vegetais para nova retirada, sem deixar faltar para a sua alimentação. Se retirar árvores para a fabricação de móveis, utensílios e lenha, o homem deve preocupar-se em realizar novas plantações e não usufruir daquelas que já existem.

O Brasil possui uma série de recursos animais que podem ser utilizados pelo homem. Eles servem de alimento, como a carne, os ovos e o leite. Também fornecem o couro e pele para fabricação de objetos como bolsas, sapatos, cintos e roupas. E ainda servem como meio de transporte como é o caso dos bois e dos cavalos.

No Brasil, temos grande quantidade de rebanhos espalhados por todo o território, principalmente, no norte e sul do país.

Nos rebanhos, destacamos a criação de bovinos, suínos e ovinos. O rebanho bovino brasileiro é um dos maiores do mundo. Os suínos ficam na classificação de segundo rebanho mais importante do país na produção de carne e banha para as indústrias. Os ovinos fornecem, além da lã para a indústria têxtil, também a carne.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados