Colégio Web

Recursos minerais encontrados no Brasil

O Brasil é um país rico em recursos minerais. No subsolo brasileiro, podemos encontrar recursos minerais que se formaram há milhões de anos. Conheça-os!

Publicidade

O Brasil é um país rico em recursos minerais. No subsolo brasileiro, podemos encontrar recursos minerais que se formaram há milhares e milhares de anos. Deve-se haver planejamento para a retirada desses recursos, pois uma vez extraídos do ambiente não podem ser repostos pelo homem.

4 principais recursos minerais

Petróleo

Petróleo

Uma das maiores riquezas do subsolo brasileiro é o petróleo. Ele consiste em um líquido escuro e grosso, encontrado entre as rochas sedimentares. Sua origem ainda é incerta, alguns explicam como uma transformação de restos de animais e vegetais, e também de origem marinha. Essas rochas podem ser encontradas na terra e no mar. O petróleo para ser utilizado é necessário que seja refinado, de forma que dê origem a uma grande variedade de produtos como: gasolina, querosene, óleo lubrificante, nafta, gás de cozinha, óleo combustível.

Outros produtos são fabricados pela indústria como a borracha sintética, o plástico, inseticidas, tecidos de fibras artificiais, tintas, explosivos, etc.

No Brasil, as refinarias de petróleo pertencem à Petrobrás – Petróleo Brasileiro S/A – empresa do governo brasileiro que tem como objetivo pesquisar e explorar o petróleo no Brasil.

Carvão

O carvão é um mineral que se origina da decomposição de resíduos vegetais de grandes florestas em determinadas regiões da crosta terrestre.

É muito utilizado na indústria metalúrgica devido à liberação de grande quantidade de calor. Nas companhias siderúrgicas, gera combustível para os altos-fornos. Também é utilizado na produção de energia elétrica.

Xisto

O xisto é uma espécie de rocha sedimentar, da qual se extrai o óleo. Esse óleo em alta temperatura transforma-se em betume. Dele, são obtidos também o enxofre e o querosene.

Ferro

O ferro é um mineral retirado das minas, transportado para as usinas siderúrgicas e transformados em ferro e aço.  Em forma de ferro e aço são utilizados na fabricação dos meios de transporte, de automóveis, navios, aviões, pontes, edifícios, estruturas, etc.

Outros Metais

Muito outros metais são encontrados no Brasil: o manganês, o cobre, o chumbo, a bauxita, o ouro e o urânio.

Manganês – é usado como mistura na fabricação do aço.

Cobre – é usado na fabricação de fios elétricos. Tem grande valor econômico e por esse motivo diversos assaltos ocorrem na rede elétrica deixando várias pessoas sem energia e causando grandes prejuízos aos cofres públicos.

Chumbo – é utilizado como protetor em sala de Raio-X para evitar a radiação. Também é utilizado como solda.

Bauxita – é o minério de onde é extraído o alumínio tão usado para utensílios domésticos e na fabricação de chapas.

Ouro – é um dos metais mais preciosos utilizado, principalmente, na fabricação de joias.

Urânio – é um minério radioativo. Utilizado para fabricação de energia e armas nucleares.

O Brasil já teve o maior garimpo a céu aberto do mundo localizado no coração da floresta amazônica, o garimpo de nome de Serra Pelada. Recebia homens todos os dias com suas picaretas e pás para exploração do ouro. Milhares de homens trabalhavam na mineração; usavam o mercúrio para localizar o ouro. O mercúrio contaminava a água e também intoxicava os garimpeiros que com o passar do tempo muitos morreram pela contaminação.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados