Colégio Web

Questões étnicas influenciam em conflitos

2A palavra etnia tem origem grega. O termo ethnis que significa povo ou grupo de cidadãos que tem vários elementos comuns. É o caso da cultura, história, língua, semelhanças físicas, valores e outros aspectos. Para alguns estudiosos, essa classificação pode ser contestada. Eles alegam que esses elementos são pouco profundos para efeito de classificação. Acham que o mesmo idioma pode ser usado por mais de um grupo étnico. Se pararmos para pensar, a crítica tem um certo fundamento quando analisamos por exemplo o uso do idioma inglês. Apesar de críticas pontuais, essa ainda é a classificação mais aceita para o conceito de etnia.

Publicidade

As diversidades étnicas também são visíveis em todo o planeta. No continente africano, se o tomarmos como parâmetro, será possível observar que há mais de mil grupos diferentes. Cada um deles vai ter sua classificação cultural própria, língua, religião e outros fatores que são considerados para a melhor compreensão de um povo.

Brasil: múltiplas etnias

Se pensarmos o Brasil, como podemos interpretá-lo a partir das questões étnicas? Aqui, temos uma população bastante diversificada. Tal característica advém dos vários processos de ocupação territorial que vivenciamos em diferentes regiões do país. E também é importante que se diga: começou com os homens europeus brancos que aqui chegaram com Pedro Álvares Cabral, mas se deu por vários outros momentos. Inicialmente, a etnia mais importante que aqui temos é a do povo indígena. Para destacar, também dos grupos étnicos do Brasil, temos a grande contribuição do povo africano que chegou em massa por conta do contrabando de escravos.

A mistura, também conhecida como miscigenação ou mistura de etnias foi inevitável. Daí resultou a existência do caboclo: filho do índio com o europeu. O mulato, filho de negros e europeus e por fim o cafuzo: a mistura entre negro e índio. A chegada dos árabes, do povo japonês e outros grupos mais específicos à região Sul do país também trouxe mais tempero a essa grande mistura.

Respeito às diferenças

1Você já parou para investigar as suas origens étnicas? De que ancestrais você vem? Há traços indígenas e africanos em todos nós? Procure um pouco da sua arvore genealógica e entenda como cada um chegou aqui, quais cidades e influências tiveram.

Para além de conhecer suas origens, também é importante o respeito às diferenças. Quando se tem tanta diversidade, abre-se portas para a existência de conflitos. Há possiblidades de uma cultura se sentir ou julgar-se superior a outras. Impor supremacia e valores não leva a lugar algum. Os conflitos mundiais que assistimos diariamente são a maior prova do quão danosa pode ser essa prática. Na África, não tão divulgado quanto os conflitos religiosos de todo o mundo, observa-se o quão forte é o conflito que envolve as questões étnico-separatistas. Como também o caso da antiga Iugoslávia, Espanha, Rússia e outros espaços europeus.

E então, quais as suas dúvidas ou comentários em relação às questões de etnia? Contribua conosco!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados