Colégio Web

Qual o papel da União Europeia no cenário econômico mundial?

1A União Europeia (UE) representa um bloco econômico instituído na Europa, no ano de 1992, a partir do Tratado de Maastrich. Surgiu como substituto do antigo bloco conhecido como Mercado Comum Europeu (MCE). Hoje, a UE corresponde a um dos principais blocos econômicos do mundo, já que congrega elevados graus de integração entre os países membros. De acordo com os especialistas, o fato de ter boa parte dos países desenvolvidos em seu núcleo também é um aspecto positivo do ponto de vista dos resultados econômicos.

Publicidade

Hoje, são vinte e oito nações que estão participando das discussões no bloco europeu: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Romênia e Suécia.

Com sede na cidade de Bruxelas, na região da Bélgica, tem sido decisivo nas discussões sobre a reconfiguração da economia europeia desde a crise econômica iniciada em 2008.

Características: Euro é moeda comum

2A UE foi criada em 1992, mas sua concepção é bem mais antiga. As discussões sobre a sua importância remontam à união de alguns países que compunham um pequeno bloco chamado de Benelux: Holanda, Bélgica e Luxemburgo. Em paralelo, Alemanha, Itália e França formavam a CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço). Foi da expansão desses dois blocos que surgiu a União Europeia, com novos países que deram origem a um bloco comum denominado Mercado Comum Europeu. Com o Tratado de Roma, em 1957, e mais tarde a UE como conhecemos atualmente.

E o que mais chama a atenção no funcionamento desse bloco europeu?

– É um bloco de livre comércio entre as nações-membros
– Visa a integração política entre os membros
– Defende a livre circulação de indivíduos entre os países que compõem. Dentre os demais blocos econômicos que conhecemos é o único que mantém essa característica.
– Adota uma moeda em comum. Hoje, trata-se do euro. Algumas nações optaram por não utilizar o Euro, como é o caso da Inglaterra. Dessa forma, a “zona do euro” é formada por Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Holanda, Portugal, Grécia e Espanha. Há planos futuros para a Croácia, recém-ingressa no bloco, também adotar o euro como sua moeda oficial.

Dentro da composição da União Europeia há algumas instituições, como por exemplo o Conselho Europeu, que se responsabiliza pelas definições políticas do bloco. É nele que são pensadas as leis que vão ser encaminhadas ao Parlamento Europeu. Esse parlamento é escolhido pela própria população, a cada cinco anos. Adjacentes, existem secretarias e instituições como o Banco Central Europeu que cuida das variações do euro.

A zona de poder da União Europeia não se restringe aos aspectos econômicos. Do ponto de vista político, o mundo europeu está bem atento às demais movimentações mundiais e também cava o seu espaço na geopolítica mundial.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados