Colégio Web

Qual a diferença entre agropecuária intensiva e extensiva?

Publicidade

A agropecuária é algo que certamente muitas pessoas sabem o significado. É uma atividade que engloba a agricultura e também a pecuária, a qual os trabalhadores, geralmente pequenos produtores, utilizam das práticas tradicionais para a produção de alimentos e demais produtos para a sociedade.

Porém, a agropecuária também pode se enquadrar em modelos intensivos e extensivos. Você já ouviu falar nisso? Sabe do que se trata? Vou te mostrar neste artigo qual é a diferença entre os dois modelos, já que muitas pessoas também os confundem e possuem uma série de outras dúvidas. Confira agora:

O que são a agropecuária intensiva e extensiva

Agropecuaria

Bem, antes de entendermos quais são as reais diferenças entre uma modalidade e outra, é fundamental saber o que cada uma delas faz. A agropecuária intensiva se trata do gado mais refinado, o qual possui uma criação com muitos cuidados alimentícios, que vai desde a água de boa qualidade até a comida. Isso porque na intensiva, o agropecuário deseja que a carne do boi seja de boa qualidade para revendas.

Além disso, ainda na intensiva, é preciso que os animais tenham o mínimo de esforço possível para que ganhem peso em pouco tempo, e sua carne fique no ponto certo. Na extensiva, o gado é criado solto, sem muitos cuidados em relação ao seu manejo, alimentação e demais detalhes. Com isso, já dá para ver claramente que a diferença entre uma e outra é que na intensiva os cuidados são profissionais, onde o agropecuário deseja que os bois produzam uma carne de qualidade, e na extensiva, não quer dizer que a carne seja ruim, porém, digamos que é uma modalidade mais amadora.

Gado

Saiba o porquê a agropecuária está em crescimento no Brasil

Exercer atividades agropecuárias está sendo vez mais procurado no Brasil. Isso porque ter uma criação de bois e vender a carne bovina, quando é de boa qualidade, é algo que está rendendo bastante lucro para fazendeiros e donos de negócios. Portanto, investir nesse negócio pode ser bastante interessante.

Seja para a intensiva ou extensiva, cada uma delas poderá render lucros altos e bois com carnes de qualidade. Tudo depende do objetivo do agropecuário, do local em que se encontram os animais e outros fatores importantes.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados