Colégio Web

Preservação do meio ambiente

Publicidade

O nosso planeta precisa ser preservado, pois aos poucos ocorrem alterações climáticas devido às queimadas, a poluição do ar, da água, do solo, a caça e a pesca predatória, que agridem o ambiente e podem alterar todo o ecossistema prejudicando principalmente o ser humano.

Agente de destruição

O ser humano é o principal agente causador de destruição do meio ambiente. Elimina as matas por meio de queimadas e derrubadas de árvores sem controle e replantio de novas árvores, polui o ar que respira, a água que consome, o solo em que retira seu alimento, caça e pesca por “hobby” sem respeitar a preservação dos animais que estão cada vez mais em extinção.

O que é preciso para a preservação do meio ambiente?

Para a preservação do meio ambiente, muitas mudanças seriam necessárias como a delimitação de reservas ecológicas, o uso racional de recursos naturais, leis de controle de emissão de poluentes e a conscientização do ser humano que insiste na destruição da natureza (fauna e flora) pela ganância do poder e do dinheiro. O ser humano precisa entender que destruindo a natureza está destruindo a si mesmo.

Meio Ambiente

O ser humano precisa dos recursos naturais para a sua sobrevivência, pois retira desses recursos sua alimentação, matéria-prima para a fabricação de roupas e de remédios, madeira para a fabricação de moradia e de móveis e a fabricação de utensílios e muitos outros produtos usados pelo homem na saúde, na educação, na indústria e no comércio. Citaremos alguns exemplos como:

  • Retiramos do petróleo o combustível utilizado nos automóveis e no gás de cozinha;
  • Retiramos dos minérios, o ferro e alumínio;
  • A água (vital para a vida) é usada para sobrevivência de todos os seres vivos, além de gerar energia elétrica nas usinas hidrelétricas.

Todos os recursos naturais devem ser aproveitados e reaproveitados para que não faltem.

Regras de preservação

Preservação Meio Ambiente

Quando utilizamos esses recursos é preciso obedecer às regras de preservação do ambiente como:

  • Impedir os estragos causados à natureza;
  • Reciclar o lixo;
  • Preservar e respeitar as áreas de reservas e parques florestais;
  • Replantar as árvores que forem retiradas no solo;
  • A lei que proíbe caça e a pesca na época de reprodução deve ser respeitada e fiscalizada;
  • Diminuir a poluição do ambiente evitando o uso de muitos poluentes;
  • Proteger e respeitar as plantas silvestres e os animais.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados