Colégio Web

Por que a Terra é chamada de Planeta Água?

Publicidade

O planeta é composto por muita água! E isso é ótimo, pois todos os eres vivos dependem dela. Mas antes, o que é um planeta? Onde está toda essa água existente? Confira!

O que é planeta?

Todo corpo ou objeto celeste recebe o nome de astro. O planeta é um corpo celeste que faz parte do nosso Sistema Solar. Ele gira sempre na mesma órbita, ou seja, em torno dele mesmo e ao redor do sol.  O planeta em que vivemos é a Terra.

Quando observamos a Terra vista de cima do espaço, podemos notar que sua maior parte é coberta de água. Você sabia que por volta de dois terços do nosso planeta é coberto por água? Ela vem dos oceanos, mares, rios, lagos e, sobretudo das grandes geleiras. Vamos entender melhor a água do nosso planeta!

Planeta Terra

Água existente na Terra

A água cobre 70% da superfície do planeta Terra. Quando olhamos de cima podemos ver uma grande quantidade de cor azul que representa as nossas águas.

Oceanos e mares

Dessa imensa quantidade de água que existe em nosso planeta, a maior parte é água salgada. Ela vem dos mares e oceanos. No nosso planeta possui cinco deles: o Atlântico, o Pacífico, o Índico, o Glacial Ártico e o Glacial Antártico. O oceano que banha o nosso país é o Atlântico.

Oceanos

Os mares são menos profundos do que os oceanos e estão em contato com os continentes. No nosso planeta, existem muitos mares, mas os principais são: o Mediterrâneo, o mar das Antilhas, o mar Arábico e o mar da China.  Quando vamos para a praia, descemos a serra para encontrarmos uma imensa faixa que chamamos de litoral. Podemos dizer então que o litoral é a faixa de terra e se estende junto ao mar. O mar forma grandes ondas que são perfeitas para a prática de esportes como o surf e muitos outros. Essa faixa se estende por várias regiões do planeta sempre de forma diferente.

Água doce

Praticamente, toda a água que possuímos em nosso planeta é salgada.  Essa quantidade corresponde a 97% de águas dos oceanos e mares! Apenas 3% dessa quantidade é de água doce. Não é que ela possua açúcar! Ela recebe esse nome por não conter sal; é a água que vem dos rios, dos lagos, das lagoas, dos lençóis subterrâneos e das geleiras.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados