Colégio Web

Pontos históricos da Turquia

Publicidade

Nos últimos tempos tudo o que ouvimos que seja relativo ao Oriente Médio são notícias ruins que envolvem ataques terroristas ou guerras que assolam a região há anos e que parece que nunca terão fim.

Porém, a região é dona de países que guardam não só uma história rica, como também um ambiente de paz e monumentos que são verdadeiras partes da história que podem ser vistas ao vivo. Um deles é a Turquia, que não é só um terreno de paz como também é um lugar que guarda grandes pontos históricos.

Ficou curioso? Continue lendo e confira!

Éfeso

O Éfeso é uma das grandes maravilhas que datam da época clássica e também é a cidade mais bem conservada de todo o Mediterrâneo Oriental.

A cidade data da antiguidade e tinha, na época, um grande poder comercial, além de ser um centro reservado para o culto a Cibeles, a deusa da fertilidade, que posteriormente ganhou o nome de Artemisa. Após a conquista dos romanos, Artemisa virou Diana e Éfeso foi nomeada a capital provincial.

Éfeso

De todas as ruínas, grande parte delas muito bem conservadas, a que mais se destaca é a biblioteca de Celso. Durante a antiguidade, o lugar abrigava 1.200 pergaminhos e milhares de manuscritos valiosos.

Obelisco de Teodosio

O Obelisco de Teodosio nada mais é do que o monumento mais antigo de Istambul. Ele foi entalhado no Egito em 1.479 a.C. e colocado no templo de Amón-Re em Karnak. Ele foi mudado para Constantinopla pelo imperador bizantino Teodosio em 390 d.C.

Feito de granito rosa, está em estado praticamente perfeito de conservação e até hoje se pode observar perfeitamente todos os relevos egípcios que são usados em sua decoração.

Templo de Adriano

Construído em estilo coríntio, o Templo de Adriano está localizado dentro de Éfeso. Com belos frisos no pórtico e adornado com uma cabeça de medusa que era destinada a afugentar os espíritos malignos, a construção data do século 2 e foi restaurada no século 5.

Pontos históricos da Turquia

O templo foi dedicado, na época de sua construção, a Adriano, à Artemisa e também à aldeia de Éfeso.

Teatro de Aspendo

Localizado na antiga cidade greco-romana de Aspendo, o teatro – que hoje se encontra muito bem conservado – foi construído pelo arquiteto Zenon no período do reinado de Marco Aurélio.

A construção é uma das mais preservadas de todo o mundo romano, tanto o seu muro quanto sua cávea estão em excelente estado, ambos muito bem conservados. Até mesmo a galeria superior permanece praticamente intacta.

Visitar o teatro é uma oportunidade de poder estudar o mundo romano como se você estivesse lá. Uma verdadeira aula de história em forma de monumentos em plena Turquia.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados