Colégio Web

Poluentes avassaladores para água

Publicidade

A água é a substância mais importante para o surgimento e desenvolvimento da vida em nosso planeta. Mas ao longo dos séculos, as atividades humanas vêm poluindo esse bem tão precioso para nós. Entre os três principais tipos de poluição (das águas, do solo e do ar), a poluição das águas é a mais preocupante, já que necessitamos dela para viver.

Sujeiras e substâncias lançadas diretamente nos lagos, mares, rios, lençóis subterrâneos e oceanos, e poluentes lançados na atmosfera e no solo, também vão para os corpos de água e a contaminam.

Existem vários tipos de poluição das águas, cuja classificação depende das origens ou causas e também das consequências. Por isso, é importante saber quais são as fontes de poluição para evitá-las. Abaixo, os principais tipos de poluição que afetam o meio:

Poluição Biológica

Ocorre quando os corpos de água possuem micro-organismos patogênicos, como bactérias, vírus, vermes e protozoários oriundos de esgotos domésticos e industriais. Podem ser lançados diretamente na água ou infiltrar-se nos solos, atingindo águas de poços ou de nascentes.

Poluentes avassaladores para água

As consequências desse tipo de poluição são doenças, como febre tifoide, cólera, leptospirose e hepatite, que podem ser transmitidas aos humanos e animais.

Poluição Térmica

Acontece quando são lançadas grandes quantidades de águas aquecidas que foram usadas, em indústrias, por exemplo, para aquecer caldeiras em processos de refrigeração de refinarias, siderurgias e usinas termoelétricas.

Outros exemplos são as águas usadas em Usinas Nucleares, que sempre ficam instaladas perto de lagos, rios ou mares. A energia nessas usinas é produzida com a reação de fissão nuclear que libera calor e que faz a água ferver, gerando assim vapor que aciona a turbina geradora e produz eletricidade. Esse vapor vai para condensadores e retorna para o estado líquido. A água quente que fica dentro das torres de resfriamento retorna para os lagos e mares.

A água quente diminui a solubilidade do oxigênio na água, provocando assim a morte de muitos peixes e outros animais marinhos. O aumento da temperatura da água acelera também reações de outros poluentes, se já estiverem presentes na água, e afeta o ciclo de reprodução de algumas espécies.

Poluentes avassaladores para água

Poluição Química

Causada por produtos químicos nocivos e indesejáveis, a poluição química é a mais problemática de todas as poluições das águas, pois seus efeitos podem ser sutis e demorar muito tempo para serem percebidos.

Entre os principais poluentes estão os fertilizantes agrícolas e os compostos sintéticos, como plásticos, inseticidas, tintas, detergentes, solventes e remédios. Além do derramamento de petróleo causado acidentalmente por navios que transportam esse combustível e que podem causar intoxicações, deformações e morte.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados