As planícies são áreas onde predominam os processos de acumulação de sedimentos recentes de origem marinha, lacustre ou fluvial e que apresentam um relevo muito plano.

Planície do Rio Amazonas – Corresponde a uma faixa que acompanha as margens do rio Amazonas e de alguns de seus afluentes. Está delimitada por terrenos do Planalto da Amazônia Oriental, a leste, e da depressão da Amazônia Ocidental, a oeste; sua área mais ampla situa-se na ilha de Marajó.

Sua superfície está coberta por uma mata densa e por áreas alagadas. Nesses trechos inundados, desenvolve-se a mata de igapó, que estudaremos adiante.

Planície do Rio Araguaia – Estende-se pelas regiões Norte e Centro-Oeste. É uma região plana, com altitudes de até 200 metros, constituída por sedimentos recentes. A vegetação predominante é de cerrados abertos e campos limpos.

Planície e Pantanal do Rio Guaporé – Ocupa trechos do estado de Rondônia e da Região Centro-Oeste. É uma forma de relevo plana e pantanosa, com altitude média de 200 metros.

Planícies e Tabuleiros Litorâneos – Encontrados no litoral do Pará e do Amapá, são formados por sedimentos recentes de origem marinha. Nas proximidades da ilha de Marajó, misturam-se aos sedimentos carregados pelo rio Amazonas.

A Hidrografia

A Região Norte apresenta a maior rede hidrográfica do mundo, composta de uma grande quantidade de rios extensos e caudalosos.

• Bacia Amazônica, a mais extensa da Terra;
  • Bacia do Tocantins-Araguaia, formada principalmente por rios que nascem na Região Centro-Oeste.