Colégio Web

Petrópolis: paraíso histórico no Rio de Janeiro

Publicidade

Se você ainda não conhece, vale a pena conhecer esta belíssima cidade e seus encantos. Petrópolis é uma cidade que atrai pessoas do mundo inteiro pela sua beleza e cultura. Ela possui muitos atrativos históricos, como sua arquitetura, que é deslumbrante! O local também possui muitos teatros, museus, catedrais e a cada ano, várias festividades. Vamos conhecer sobre um pouco mais sobre essa encantadora cidade.

Demografia de Petrópolis

Essa é uma cidade localizada no estado do Rio de Janeiro. Possui uma extensão em área de 795,798 km² e uma população de 295.917 habitantes de acordo com os índices do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. É uma cidade que fica localizada na região Serrana Fluminense e é considerada a mais segura com relação à violência do estado do Rio de Janeiro.  Possui vários pontos turísticos, uma área com grande vegetação, clima com temperatura baixa e muitas construções históricas. A cidade possui excelente comércio, indústria e turismo.

Clima de Petrópolis

Petrópolis

O clima da cidade é típica de regiões serranas. Ela é perfeita para se admirar a paisagem ao calor de uma lareira. A temperatura no verão não ultrapassa os 23° e possui umidade. Já nos invernos, a temperatura atinge graus negativos, e são extremamente secos. O clima é frio e bem propício ao romantismo que proporciona.

Fundação de Petrópolis

Petrópolis foi fundada em 16 de março de 1843, por D. Pedro II, de acordo com o decreto nº 155 que naquela época já estabelecia o processo de arrendamento das terras. A exigência feita por D. Pedro II foi de que as terras deveriam ser arrendadas por quem tivesse interesse, desde que fosse reservado um lote para a construção de uma igreja, um cemitério e um lote para o Palácio Imperial. A cidade possui esse nome em homenagem ao seu fundador. Se observarmos em latim a palavra “petrus” significa “Pedro” e em grego “pólis” significa “cidade”, sendo assim a cidade ficaria conhecida como a “Cidade de Pedro”.

Economia de Petrópolis

A economia da cidade é gerada do turismo em sua maior parte. O comércio também é forte na cidade, devido à instalação de algumas cervejarias e a fabricação de chocolates. A cidade chegou a registrar o 9º maior PIB.

Petropolis RJ

Arquitetura de Petrópolis

A cidade possui um conjunto arquitetônico impecável e grandioso. No centro histórico da cidade, podemos encontrar a principal construção que é conhecida como o “Palácio Imperial” que hoje é chamado de “Museu Imperial”. Na cidade, você pode se deslumbrar por antigos e grandiosos casarões e palacetes, além da Catedral de São Pedro de Alcântara. Ainda podemos apreciar o “Palácio de Cristal”, o “Palácio Amarelo”, casas de personalidades de famílias importantes, sem contar com as belezas naturais.

Vários ambientes possuem no ar aspectos mitológicos e futuristas, principalmente, nos teatros e museus.  A cidade também conta com festividades, além da maior festa do país que é o carnaval. Essa é uma dica para você que gosta de beleza e tranquilidade!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados