Colégio Web

Panorama dos 5 continentes do Mundo

Publicidade

Cerca de 80% de toda a superfície do planeta Terra é formado por água. Sendo assim, somente cerca de 30% se configura terra firme, o que resulta em 149.440.850 km 2. Toda essa massa de terras é dividida em seis áreas, chamadas continentes, que são: África, América, Antártica, Ásia, Europa e Oceania. Vejamos mais detalhes sobre cada um, para você conhecer mais sobre o nosso planeta.

África

Trata-se do terceiro continente do planeta, em termos de extensão – maiores que a África, apenas Ásia e América. Se incluirmos as ilhas que ficam junto ao continente, como Madagascar, temos cerca de 30 milhões de km2, ou 20,3% da área terrestre total do planeta cobertos por esse continente.

É o segundo continente em termos populacionais, perdendo apenas para a Ásia. São mais de 800 milhões de pessoas divididas em 54 países independentes – e 6 países localizados em ilhas –, em um total que significa impressionantes 1/7 da população total do planeta. Uma curiosidade é a de que há 5 países africanos que falam também português: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

América

Como vimos, o nosso continente é o segundo maior do planeta. Com um total de 42.189.120 km² de extensão e cerca de 750 milhões de habitantes, ocupa 8,3% de todas as terras do planeta e detém 14% da população mundial.

Está localizada na região entre os oceanos Pacífico e Atlântico e inclui ainda a Groenlândia e o Mar do Caribe.

A forma desse continente é muito particular, contendo duas grandes áreas de terra que têm, em comum, uma faixa estreita de terra – o istmo do Panamá, que tem um pequeno corte, o canal do Panamá –, unindo-as. Assim, as Américas configuram-se da seguinte forma: América do Norte, Central, e do Sul.

É uma região marcada por fortes diferenças socioeconômicas, com EUA e Canadá entre os maiores PIBs do mundo e outros que passam por extremas dificuldades. São 35 países ao todo, nas três partes do continente, bem como 16 áreas que estão sob domínio de outros países.

Antártica

É o continente gelado. Isso porque 90% das geleiras localizam-se exatamente nesta região. São mais de 13 milhões de km2, embora, nos momentos de temperaturas mais baixas o continente dobre de tamanho, atingindo 23 milhões de km2. É um território politicamente neutro, sem ser composto por países. É, portanto, ocupado por grupos de pesquisadores de 27 nações distintas.

continentes terra

Ásia

É tanto o maior quanto o mais populoso continente do planeta. 6 em cada 10 habitantes da Terra vivem neste continente, que ocupa cerca de 30% da área de terras do planeta. É um continente, além de tudo, diferente da maioria, pois não é totalmente cercado por oceanos, sendo uma parte do grande complexo chamado de Eurásia – junção Europa e Ásia – sendo a parte existente ao leste dos montes Urais. Duas das novas grandes potências emergentes do país se encontram na região: China e Índia.

Europa

Sua superfície total é de exatos 10.368.099km2. Como apontamos, forma com a Ásia um grande conjunto, chamado Eurásia. Embora haja tal proximidade, tanto a história quanto a cultura diferenciam claramente a Europa – ou Velho Mundo – de qualquer região vizinha. Alguns dos países mais desenvolvidos do planeta fazem parte do continente, como Alemanha, França e Inglaterra.

Oceania

O continente oceânico é formado por um grande arquipélago, na verdade. Trata-se do menor continente de todos e o segundo menos povoado – depois da Antártica –, com território de 8.480.355km2. O nome desse continente vem de Oceanus, que é o deus dos rios. A Austrália, que é, hoje, o terceiro país do mundo em termos de Índice de Desenvolvimento Humano, é o maior de todo o continente, com sua área tomando cerca de 90% de toda a área da Oceania.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados