Colégio Web

Paisagem – O que é, tipos

Publicidade

Quando caminhamos pela rua do nosso bairro, nos deparamos com pessoas, praças e lugares diversos, e podemos ver muitas coisas diferentes ao mesmo tempo. Todas elas fazem parte da paisagem. Você já reparou que existem ao seu redor várias paisagens?

O que é a paisagem?

Podemos definir paisagem como o resultado de tudo aquilo que conseguimos visualizar, ou seja, é tudo o que conseguimos observar com o olhar. A paisagem é feita de movimento, cores, sons, cheiros e de todo um espaço que a simboliza. Muitas vezes usamos o termo paisagem como definição para a arte da pintura. Você já reparou que as pessoas falam: “veja que paisagem bonita”? Essa pode ser o por do sol, o céu iluminado pelas estrelas, uma igreja, o topo de uma montanha, etc.

Paisagem

Portanto, tudo aquilo que os nossos olhos podem observar em um determinado local ou lugar forma uma paisagem. Ela é formada pela vegetação, pelos seres vivos, pelas construções, pelo clima, pelas cores, pelo movimento e por todos os objetos existentes.

A mesma paisagem pode ser vista sob aspectos diferentes dependendo da interpretação de cada indivíduo. Essa é a forma de interpretação na arte.

A arte é a forma de expressão de como visualizamos o mundo em partes e no todo, com suas cores e movimentos. Ela é democrática, pois cada ser possui uma visão daquilo que vê, logo, uma opinião.

Tipos de paisagem

Na paisagem, vemos muitos elementos e podemos dividi-los em naturais e humanizados. Como podemos identificá-los? É muito fácil!

Os elementos naturais correspondem a tudo que vem de origem da natureza e que não foram feitos pelo homem. Como o céu, os lagos, os rios, o clima, o sol, as nuvens, as montanhas, o solo, o mar, a vegetação e muitas outras coisas que não foram criadas pelo homem. Também podemos chamar de paisagem natural.

Paisagem Natural

Os elementos humanizados são transformações ou criações realizadas pelo ser humano como as construções (os prédios, as praças, as ruas, as pontes), os carros, os objetos e muitos outros elementos. Também podemos chamar de paisagem humanizada.

Os seres humanos podem modificar a paisagem a qualquer momento. Basta notarmos que a cada dia podemos observar uma paisagem diferente como a derrubada de uma árvore, a construção de novas residências, a construção de um viaduto ou ponte. A qualquer momento as paisagens se alteram com a interferência de muitos fatores.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados