Colégio Web

O que são Agrotóxicos?

11 de Janeiro é do Dia do Controle da Poluição por Agrotóxico

Publicidade

Quando se planta um alimento, certamente ele nunca estará livre para proliferações de pragas; fazendas, chácaras e empresas no ramos de alimentos sofrem, pois muitas vezes acabam perdendo safras e safras de frutas, verduras, legumes por causa delas.

Pensando em acabar com isso, na década e 20 os donos das fazendas começaram a utilizar uma substância química capaz de eliminar de vez o problema, os agrotóxicos.

Agrotóxicos, são substâncias químicas capazes de preservar os alimentos contra qualquer tipo de praga, isso alterando a composição do alimento. Quando bem utilizados, eles podem ser até nocivos, mas se usado em excesso podem afetar os recursos naturais (solo, água, flora, fauna) e em alguns casos pode ser até irreversível causando desequilíbrio biológico e ecológico.

Quando infiltrados no solo, os agrotóxicos podem poluir os lençóis freáticos e com isso, contaminar os animais que se alimentam da pastagem, e depois contaminar o homem que se alimenta das verduras, frutas e legumes.

Outro tipo de poluição que o agrotóxico pode causar é através do ar, isso é feito quando o produto é usado em pó que se espalha ao vento.

Já na água, acontece quando as embalagens são descartadas em rios ou quando são reutilizadas para outras atividades.

Os agrotóxicos podem causar três tipos de infecções:

  • Aguda: Os sintomas são rapidamente visíveis.
  • Subaguda: Os sintomas aparecem aos poucos: dor de cabeça, estômago e sonolência.
  • Crônica: Os sintomas podem aparecer depois de anos após a intoxicação e pode levar a doenças graves como câncer.

Dia do Controle da Poluição por Agrotóxico

Para conscientizar a população dos riscos dos agrotóxicos, foi criado no dia 11 de janeiro, em todo o Brasil, o dia do controle da poluição por agrotóxicos. Essa data foi criada para mostrar tanto aos agricultores tanto para os consumidores que o risco de consumir alimentos à base de agrotóxicos é bastante grave e que existem outras maneiras de afastar as pragas das safras, cuidando assim, dos alimentos e da saúde das pessoas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados