Colégio Web

O que é explosão demográfica?

Publicidade

Atualmente vivem na Terra nada menos do que mais de 7 bilhões de seres humanos, o que é simplesmente a maior quantidade de pessoas que este planeta já viu vivendo simultaneamente em toda a sua História.

Mas o que mais assusta é pensar que até pouco mais de 100 anos atrás havia no mundo um total de 1 bilhão de pessoas vivendo, o que mostra como a população de modo realmente impressionante dentro de um período muito curto de tempo.

Pois dentro dos termos técnicos, o que houve no mundo nos últimos 100 anos foi o que se entende por explosão demográfica, que é justamente o que nós vamos procurar explicar nas próximas linhas. Vamos ver mais!

Definição

explosão demográfica

Dentro do meio acadêmico, uma explosão demográfica nada mais é do que o nome que se dá ao aumento elevado e completamente repentino da população de seres humanos.

Ele pode se dar dentro de um bairro, dentro de uma cidade, dentro de uma região, de um país, de um continente ou do mundo todo, sendo que, para muitos, ela está associada de modo quase que intrínseco aos avanços tecnológicos conquistados pelas referidas populações.

A maior de todas as explosões demográficas registradas na História da humanidade ocorreu justamente durante o século XX da chamada Era Cristã, quando a população, como já citado anteriormente, cresceu em números avassaladores em todo o mundo.

Consequências

Além do aumento brusco da população de seres humanos, a explosão demográfica pode também trazer uma série de consequências importantes para o meio ambiente como um todo.

Ela causa de um modo quase que imediato o aumento repentino do território ocupado pelas pessoas, trazendo juntamente os efeitos (nem sempre positivos) para o meio ambiente e também para a economia das regiões observadas.

No caso da explosão demográfica global observada durante o século XX e que ainda se coloca em curso durante o século XXI, o fato é que suas consequências também podem ser observadas em praticamente todos os cantos do globo terrestre.

Um das mais importantes consequências do aumento populacional exacerbado visto último século é a questão pertinente aos alimentos, já que muitos desafios em relação à alimentação de toda a população passaram a ter força na humanidade, e alimentar toda a população mundial é um desafio que se coloca para todos os seres humanos para as próximas décadas.

explosão demografia

Principais explosões demográficas da História da humanidade

Além da explosão demográfica do século XX da Era Cristã, nós também temos outras explosões demográficas na História da humanidade, e que podem ser consideradas muito importantes.

A primeira se deu durante a chamada Revolução Agrícola, na transição entre o período Paleolítico e o período Neolítico (8 mil anos a. C.).

A segunda foi vista durante a descoberta da metalurgia, na chamada Idade dos Metais, em 3,5 mil anos a. C., quando surgem as primeiras cidades de fato.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados