Colégio Web

O que é a energia solar?

Vários programas de P&D entendem que a obtenção de energia solar ocorre de duas formas: por processos térmicos ou por processos elétricos. Vamos entendê-las!

Publicidade

O sol é uma estrela do sistema solar que é a principal fonte de energia da Galáxia, produzindo calor e luminosidade para nós. A energia solar é uma das fontes alternativas disponíveis em qualquer localidade da Terra, para produzir energia.

As pessoas estão preocupadas em descobrir fontes de energia alternativa que não prejudiquem o meio ambiente, sejam fontes de recursos eficientes e mais baratos, e não poluentes, para que sejam utilizadas para “mover” o planeta.

Pensando nesse tipo de alternativa, encontramos na energia solar uma perfeita opção. Ela não polui o meio ambiente, pois consiste numa fonte de energia renovável, limpa de impurezas e sustentável.

Grande fator preocupante é que as energias não-renováveis estão cada vez mais escassas. Essas são energias primárias retiradas do solo ou do mar para obtenção de energias secundárias como o combustível (gasolina, metano) e o carvão mineral, que é utilizado atualmente no setor siderúrgico. Todas essas energias afetam diretamente a destruição do meio ambiente, por esse motivo os ambientalistas lutam tanto para se evitar a construção de novas instalações de usinas de petróleo.

Energia Solar

Como funciona a energia solar?

Ultimamente, vários programas de pesquisas e desenvolvimento entendem que a obtenção de energia solar ocorre de duas formas: por processos térmicos ou por processos elétricos.

  • Por processos térmicos, a energia solar é convertida em calor, com a finalidade de aquecer ambientes residenciais, da água que é utilizada em fogões, caldeiras e fornos industriais.
  • Por processos elétricos, a energia solar é convertida em energia elétrica por meio de dispositivos fotoelétricos com a finalidade de fornecer energia suficiente para naves espaciais e para os satélites que transmitem informações à Terra.

Os instrumentos utilizados para obtenção de energia solar são constituídos por coletores solares (grande superfície de absorção) e por dispositivo para armazenamento de energia durante os períodos em que não há iluminação solar como as noites e os dias nublados.

Energia solar no Brasil

O Brasil é um país que se beneficia pelo seu clima tropical em que a incidência da luz do sol permanece o ano inteiro, mas muito pouco se faz para o aproveitamento dessa grande fonte que beneficiaria milhares de brasileiros e pouparia milhões de reais aos cofres públicos. Além disso, demandaria mão de obra que geraria milhões de empregos ao trabalhador.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados