Colégio Web

O que é Agronegócio?

O agronegócio é a modalidade econômica que reúne relações comerciais e industriais que envolvem a chamada cadeia produtiva agrícola e/ou pecuária. Confira!

Publicidade

No Brasil, nos últimos anos, nenhuma modalidade de negócio tem feito mais sucesso do que o agronegócio. Muito por conta de a agricultura ainda ser o carro chefe da economia do país, com exportações em alta e com a produção interna aquecida.

O crescimento econômico brasileiro na última década se deve a diversos fatores, mas sem sombra de dúvidas, um dos mais importantes e determinantes na trajetória ascendente do país em tempos recentes é o agronegócio.

Essa modalidade está crescendo muito também por conta da especialização dos profissionais envolvidos e também pelos cursos que preparam cada vez mais profissionais para ingressar no mercado agrícola com mais bagagem e preparo do que seus antecessores.

Definição de Agronegócio

Agronegócio

O agronegócio é a modalidade econômica que reúne relações comerciais e industriais que envolvem a chamada cadeia produtiva agrícola e/ou pecuária.

Há variantes, como por exemplo, a agropecuária, que no Brasil é como se chama a utilização econômica do solo para a criação de animais, sejam ele, gado, suínos ou caprinos.

Todos os negócios relacionados à agricultura e à pecuária são chamados de agronegócio, que é uma variação da expressão em inglês “agrobusiness”.

Há uma divisão entre os setores envolvidos no agronegócio: os produtores rurais (que podem ser pequenos, médios ou grandes, pessoas físicas ou jurídicas), os representantes da indústria e do comércio (fabricantes de fertilizantes, por exemplo) e por fim, os agentes que cuidam do transporte e da venda dos produtos agrícolas (frigoríficos, indústria têxtil, supermercados, etc.).

Há todo um ciclo que representa bem o funcionamento do agronegócio em todos os seus estágios. Esse ciclo se inicia nos insumos, passa pela produção, chega ao processamento, atinge a distribuição e culmina no cliente final.

Dentre os principais produtos produzidos pelas diversas modalidades do agronegócio, estão os alimentos (grãos, cereais, legumes, verduras, frutas e animais de corte), os biocombustíveis, os produtos têxteis (tecidos para artigos de cama, mesa e banho, para decoração e para a fabricação de calçados) e a madeira (matéria-prima para a celulose e outras matérias-primas para indústria de móveis, da construção civil e para obtenção de lenha como forma de combustível).

Agropecuária

Dentro dos principais produtos produzidos, destacam-se o gado bovino, o algodão, a lã, o leite e os grãos. Muitos desses produtos sendo inclusive exportados para outros países com grande sucesso, como é o caso do algodão e da carne bovina.

Apesar de ser uma modalidade econômica que cresce de modo rápido, o crescimento do agronegócio nem sempre é sustentável e por este motivo essa modalidade tem sido alvo de criticas, especialmente por parte de grupos ambientalistas.

Por este motivo, um dos maiores desafios para os profissionais envolvidos no agronegócio para os próximos anos, é desenvolver práticas e métodos cada vez mais sustentáveis e que agridam o menos possível o meio ambiente.

Os impactos que devem ser minimizados em um futuro não muito distante para tornar a prática do agronegócio algo sustentável são os da utilização de agrotóxicos e defensivos. Outros impactos que precisam ser reduzidos ou até mesmo eliminados são os desmatamentos e as queimadas, que ainda são práticas muito comuns em algumas regiões brasileiras. Tudo para tornar o agronegócio não só apenas a modalidade do momento, mas também, a modalidade sustentável do momento.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados