Colégio Web

Nuvens e massas de ar nas alterações climáticas

omo podemos prever o tempo? Se olharmos para o céu, observaremos a formação de nuvens, e elas podem nos responder. Conheça os diferentes tipos de nuvem!

Publicidade

Como podemos prever o tempo? Se olharmos para o céu, observaremos a formação de nuvens. Elas são diferentes entre si e podemos saber dependendo do aspecto da nuvem se o tempo está bom, nublado ou se vai chover.

Em São Paulo, na região metropolitana, não chove há muitos dias e a situação está alarmante no que diz respeito ao abastecimento de água pelo sistema Cantareira. O nível de água no reservatório é preocupante e campanhas do Governo juntamente com a Sabesp estão sendo realizadas no sentido da população economizar água. Vamos entender melhor a situação da formação das nuvens.

O que são nuvens?

As nuvens passam por um processo de formação em que o vento e a altura são elementos essenciais na sua formação.

As nuvens cinzentas se formam com o vento calmo e são parecidas com um nevoeiro. Elas são chamadas de estratos, pois se formam no céu em camadas. Sua presença pode ser sinal de tempo nublado ou chuvoso. Portanto, quando observar nuvens cinzentas no céu, prepare seu guarda-chuva.

Quando você olhar para o alto e observar nuvens brancas parecidas como blocos de algodão, essas são chamadas de cúmulus. Essas nuvens são formadas com o vento em movimentação vertical e a presença dessas nuvens é sinal de bom tempo.

Nuvem

Nuvens de cor branca, formadas por cristais de gelo, são chamadas de cirros. Sua presença é sinal de tempo bom.

As nuvens de cor cinza-escuro são chamadas de nimbos, que há muito tempo não vemos aqui na capital de São Paulo, pois não chove. São nuvens de sinal de mau tempo; é chuva na certa!

Embora possamos observar no céu as nuvens e identificarmos se vai ou não chover, a previsão do tempo é muito mais complicado do que isso. Para que se possa avaliar as condições do tempo, é preciso tero conhecimento de outros fatores, como a temperatura, a umidade do ar, a pressão atmosférica, as massas de ar e as frentes (quentes ou frias).

O que são as massas de ar?

As massas de ar se formam em determinada região (continental ou marítima) por um grande volume de ar e a latitude. Quando essa massa se movimenta para outras regiões, altera a temperatura. As massas de ar são classificadas em frias, que são as massas polares árticas, e quentes, que são as massas de ar tropical.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados